Topo

FHC parabeniza Lula após vitória petista: 'Venceu a democracia'

Os ex-presidentes FHC e Lula em encontro na casa do tucano - Ricardo Stuckert/Divulgação
Os ex-presidentes FHC e Lula em encontro na casa do tucano Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 21h37

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o resultado das urnas confirmar a vitória do petista contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Pelas redes sociais, o tucano publicou uma foto antiga com o presidente eleito e escreveu: "Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!".

Na quinta-feira (27), FHC havia publicado um vídeo a favor da reeleição do petista —esta é a terceira vez que Lula irá governar o Brasil. "Nessas eleições, não tem dúvida. Vote no Lula, porque ele vai melhorar mais ainda a sua vida", disse o tucano.

A eleição do petista foi confirmada matematicamente por volta das 19h57. Além de ser a mais rápida, a eleição de Lula também entrará para a história como a mais apertada de todos os tempos. Com 98,86% das urnas apuradas, o petista tinha 50,83% dos votos válidos, contra 49,17% de Bolsonaro.

A confirmação da vitória de Lula como presidente eleito promoveu choro, gritos de alívio e muitos abraços na Avenida Paulista. Apoiadores acompanharam a apuração durante toda a tarde e vibraram mais no momento da virada, às 18h45, mas não deixaram de vibrar após a vitória, às 19h57.

Após o anúncio, mais apoiadores chegaram ao local — a PM não faz estimativa de público presente — tomando ao menos quatro quarteirões, entre a Alameda Ministro Rocha Azevedo até a Alameda Campinas. No Rio de Janeiro, a praça da Cinelândia também foi tomada por centenas de apoiadores que ouviam samba, comemoravam e vibravam no momento da virada e da confirmação.

Já em Brasília, o que era para ser um palco de comemoração de apoiadores de Bolsonaro virou um cenário de lamentação e súplicas após a virada do adversário na disputa pela Presidência. Por volta das 18h40, o petista tomou a dianteira na apuração dos votos e, até 19h40, mantinha vantagem em relação ao postulante à reeleição.