Após afastamento judicial, Paulo Dantas (MDB) vence e é reeleito em Alagoas
O governador Paulo Dantas (MDB), de 43 anos, venceu a disputa em Alagoas neste domingo (30) e foi reeleito para mais quatro anos de mandato. Ele obteve 52,33% dos votos válidos.
A vitória veio mesmo com o afastamento de Dantas do cargo de 11 a 25 de outubro, por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça). O motivo foi uma investigação da PF (Polícia Federal) por suspeita de comandar uma organização criminosa que desviava dinheiro de funcionários fantasmas da Assembleia estadual. Ele recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para retornar ao cargo e conseguiu.
Favorito após ficar à frente no primeiro turno, Dantas venceu na disputa o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), que contava com o apoio do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara dos Deputados, e do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL).
Campanha acirrada
No segundo turno, a campanha foi calcada em acusações de Cunha contra Dantas. Este, por sua vez, classificou a operação da PF como uma trama de seus rivais para prejudicá-lo. Segundo ele, houve interferência política na PF.
Após o afastamento, Dantas recebeu apoio de muitos políticos, entre eles o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou o afastamento de Dantas com sua prisão em 2018, que o impediu de se candidatar à Presidência.
No horário eleitoral de rádio e TV, o tema foi bastante explorado. "Você lembra o que fizeram com Lula em 2018? Condenaram antes de julgar, e é isso que Arthur Lira [PP] e Rodrigo Cunha estão tentando fazer agora com Paulo. Tudo porque Paulo é líder absoluto em todas as pesquisas e vai ganhar as eleições", afirmou a propaganda da campanha.
No primeiro turno, Dantas já havia sofrido com o depoimento dado pelo seu pai, o ex-deputado Luiz Dantas, acusando-o de participação no esquema de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa. A fala foi gravada pela campanha de Rodrigo Cunha e foi dada antes da operação da PF.
Além disso, Luiz afirmou que o filho não tinha capacidade nem maturidade para governar o estado: "Não quero que os alagoanos sejam traídos como eu fui".
Quem é Paulo Dantas?
Paulo Dantas é produtor rural e era deputado estadual desde 2018, até virar governador do estado em maio deste ano, após uma eleição tampão na Assembleia Legislativa para os sete meses finais do mandato.
A votação indireta ocorreu porque Renan Filho (MDB) renunciou para disputar a vaga do estado ao Senado, e o vice eleito naquela chapa, Luciano Barbosa (sem partido), havia renunciado em 2020 para ser eleito prefeito de Arapiraca.
Ex-prefeito de Batalha entre 2005 e 2011, Dantas é apadrinhado ainda pela família de Renan Calheiros (MDB-AL).
Em seu plano de governo, fez promessas de atuar de forma prioritária no combate à fome e de manter as políticas de governo de seu antecessor, Renan Filho (MDB), que foi eleito para o Senado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.