Nunes 'herda' votos de Datena e Kim se eles desistirem, diz Datafolha
Uma eventual saída de Datena (PSDB) e Kim Kataguiri (União-SP) da disputa à Prefeitura de São Paulo beneficiaria principalmente o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), mostra pesquisa Datafolha publicada hoje.
O que aconteceu
Nunes herdaria 26% dos votos de Datena e 24% dos de Kim. Entre os eleitores do apresentador, 21% votariam branco ou nulo em caso de desistência. Dentre os que declararam voto em Kim, 27% migrariam para Pablo Marçal (PRTB) e 26% anulariam ou votariam em branco.
Cenário sem os dois candidatos não é improvável. Datena já ensaiou se candidatar quatro vezes, e o PSDB é o décimo partido ao qual se filia desde 2015. Já a candidatura de Kim não tem o apoio do União Brasil, presidido em São Paulo pelo deputado estadual Milton Leite, aliado de Nunes.
Mesmo com "herança", Nunes empata com Boulos. No cenário sem Datena e Kim, o emedebista aparece com 26%, contra 24% do deputado federal. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, há empate técnico.
Veja as projeções para esse cenário:
- Ricardo Nunes (MDB): 26%
- Guilherme Boulos (PSOL): 24%
- Tabata Amaral (PSB): 9%
- Pablo Marçal (PRTB): 9%
- Marina Helena (Novo): 6%
- João Pimenta (PCO): 3%
- Altino (PSTU): 1%
- Fernando Fantauzzi (DC): 1%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- Não sabe/não respondeu: 15%
- Nenhum/branco/nulo: 6%
Contratado pelo jornal Folha de S.Paulo, o Datafolha ouviu 1.092 eleitores paulistanos entre os dias 27 e 28 de abril. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-08145/2024.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.