Além do prefeito: população de BH vai escolher nova bandeira em outubro

Os eleitores de Belo Horizonte decidirão não apenas quem será o novo prefeito da cidade, mas também se o município mudará de bandeira.

No dia 6 de outubro um referendo buscará decidir se a cidade mantém a bandeira atual, que tem um brasão e fundo branco, ou se muda para uma nova proposta, feita pelo designer gráfico Gabriel Figueiredo, nascido e criado na capital mineira.

O que aconteceu

A proposta de mudar a bandeira começou despretensiosamente na internet. "Não lembro exatamente como a ideia surgiu, mas vira e mexe ela voltava na minha cabeça e eu meio que ia deixando de lado porque tinha outras prioridades", disse Gabriel em entrevista a Tab no ano passado. "Mas aos poucos, a coisa foi se consolidando e ganhando força."

Ela foi apresentada nas redes sociais em 2022. Gabriel compartilhou o design que fez aplicado em uma bandeira de tecido, além de um texto sobre a pesquisa e a criação do trabalho. A repercussão foi instantânea: muitas pessoas se manifestaram — contra e a favor — no post do designer, e apelos surgiram para que a prefeitura tornasse aquela a bandeira oficial da cidade.

A proposta chegou ao legislativo. O projeto de lei 483/2023 é uma proposta de autoria dos vereadores Jorge Santos (Republicanos) e Cleiton Xavier (PMN) que sugere uma alteração na Lei Municipal n.º 11293, código que determina os símbolos oficiais da cidade. A quaresmeira, o mico-estrela e a sabiúna escolhidas como símbolos oficiais da cidade permanecem, mas o brasão estampado na bandeira passa a ser substituído pelo retângulo dividido diagonalmente, da esquerda à direita, entre o verde-serra e o azul-céu coberto em parte por um sol amarelo de 16 pontas.

Bandeira atual de BH é um brasão com fundo branco
Bandeira atual de BH é um brasão com fundo branco Imagem: Wikipedia

A bandeira é inspirada em alguns elementos do atual brasão. São eles o sol, o céu e a serra, signos que sempre estiveram presentes em todas as versões do brasão da cidade, desenhado inicialmente por José de Magalhães, arquiteto da Comissão Construtora da Nova Capital. "Em vez de tentar inventar um 'novo símbolo' para BH, a minha preocupação foi trabalhar com os elementos centrais do brasão, que são também os mais representativos da cidade", disse ele à Tab.

O TRE-MG aprovou neste ano a consulta pública sobre a nova bandeira. Em uma plenária realizada em abril, a proposta foi aprovada por unanimidade. A consulta acontecerá simultaneamente com as eleições para prefeito e vereadores da cidade.

Fiz o projeto porque acreditava nele, mas não esperava nem um décimo da repercussão que ele gerou já no primeiro dia -- o resto então nem se fala.
Gabriel Figueiredo, designer gráfico à TAB em 2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes