Josias sobre ataque de Pablo Marçal: 'É para escrever na biografia'

O colunista do UOL Josias de Souza disse no UOL News desta segunda (2) que o ataque que sofreu do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) durante o debate Gazeta/MyNews nesse momento ''é para escrever na biografia''.

Nesse momento, um ataque do Pablo Marçal é para escrever na biografia. Quando um jornalista participa de um debate, e esse não foi o primeiro, o objetivo é dar ao debate, pelo menos na aparência, o olhar da audiência. Eu refleti muito sobre a pergunta que faria ao Pablo Marçal. Eu sabia que faria a pergunta para ele, desde a véspera. Pensei em fazer uma pergunta sobre programa de governo, mas ele não tem programa de governo.

O meu objetivo da pergunta foi apresentar ao Marçal uma frase dita por ele. Nessa frase, ele está dizendo que o eleitorado é idiota e que ele precisa produzir idiotices, tem que chamar atenção. Então, quando fiz a pergunta, eu sabia que não teria direito a réplica, porque nas regras não previam réplica. E a réplica do jornalista sempre foi vista como algo incômodo. Então fiz questão de expor o Marçal numa frase dele próprio. Apenas repeti a frase dele e perguntei: 'É isso mesmo? Então o eleitor é idiota e merece ser bombardeado de idiotices em vez de ouvir propostas de governo para a cidade?' Então ele ficou dançando em volta do seu raciocínio por mais de dois minutos e não respondeu.

Josias afirmou que conseguiu atingir seu objetivo com a pergunta, que era expor a quem não tinha conhecimento a frase dita por Marçal no 'Flow Podcast'.

Soube que o Pablo Marçal chamou o eleitor, em algum momento, de idiota. E não precisa confiar no que eu disse, vai poder entrar na internet, está à disposição o comentário que ele fez no podcast Flow, e vai poder fazer sua avaliação: 'Será que sou um idiota? Será que esse candidato vai passar a campanha inteira produzindo idiotices? Não colocar meio quilo de propostas na balança?' Acho que esse foi o propósito e ele foi atingido nesse sentido.

Josias de Souza, colunista do UOL

O colunista ressaltou ainda que faria a mesma pergunta se fosse possível réplica no debate.

Se tivesse uma réplica eu iria repetir a informação e iria perguntar de novo. 'O eleitor é idiota mesmo? Vai continuar sendo tratado pelo senhor como idiota? Até quando?' [...]' Acho que apresentei o Marçal a ele mesmo, a sua própria contradição. Em essência ele avalia que parte do eleitorado de São Paulo é idiota.

Josias de Souza, colunista do UOL

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes