Tales: Disputa em SP aponta Lula x Tarcísio em 2026 e queda de Bolsonaro
A corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo projeta uma disputa entre Lula e Tarcísio de Freitas na eleição presidencial de 2026, além de confirmar a derrocada de Jair Bolsonaro, analisou o colunista Tales Faria no UOL News desta sexta (13).
A pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra um empate técnico na liderança entre Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). Aliados do atual prefeito avaliam que a exposição na TV, a campanha na rua e a maior proximidade com o governador de São Paulo explicam o avanço de Nunes, que se distanciou de Pablo Marçal (PRTB).
No início da disputa, Lula chegou a falar que a eleição em São Paulo seria entre ele e 'aquele outro', referindo-se a Bolsonaro, que veio seguro de que era isso mesmo. Bolsonaro festejou o fato de ter dois candidatos.
Agora, a disputa em São Paulo já está apontando para 2026 entre Lula e Tarcísio de Freitas. O governador terá que decidir se quer mesmo essa disputa, pois significará abrir mão de uma eleição quase certa para o governo do estado.
Se bem que, com uma vitória do Nunes, ele poderia fazer uma tabelinha com o MDB, tirar o partido do governo Lula e botar Nunes como candidato a governador. Tales Faria, colunista do UOL
A dúvida de Bolsonaro para entrar de cabeça na campanha de Nunes custou caro ao ex-presidente, na visão de Tales. Para o colunista, Tarcísio lucrou politicamente por manifestar seu apoio e estar próximo ao prefeito desde o início da campanha.
Isso significa realmente a derrocada de Bolsonaro. Ele festejou ter dois candidatos e acabou sem nenhum deles.
Ontem, quando saiu o Datafolha, eu disse que Bolsonaro logo desceria do muro para o lado do Nunes. Não precisou nem de um dia para isso. Em um encontro com empresários, ele apareceu em vídeo dizendo ser Nunes desde criancinha e que Marçal foi um rio que passou na vida dele.
Mas não cola. Quem foi Nunes o tempo todo foi Tarcísio. A disputa em São Paulo vai ficar mais entre a esquerda e o centro-direita, e o Boulos perde um pouco nisso. Vai ficar entre Lula e Tarcísio. Bolsonaro está fora; ele tentará aparecer e mostrar ser o pai da criança, mas já era. Tales Faria, colunista do UOL
Josias: Sabatina representa saída de Datena sem abdicar de candidatura
José Luiz Datena (PSDB) deixou claro que se vê fora da disputa pela prefeitura de São Paulo, mesmo sem abrir mão de sua candidatura, afirmou o colunista Josias de Souza. Datena foi o entrevistado de hoje no novo ciclo de sabatinas promovida pelo UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo com os candidatos à prefeitura de São Paulo.
Essa entrevista foi emblemática porque representa uma saída do Datena da disputa sem que ele abdique ou precise abdicar da sua candidatura. Ele meio que reconheceu, com sua sinceridade e suas lágrimas, que a chance dele é muito limitada nessa disputa. A pesquisa Datafolha e outras vêm confirmando isso semana a semana.
Na prática, Datena reconheceu que tem pouquíssimas chances. Ele já se retirou de muitas campanhas voluntariamente. Nesta, está sendo retirado compulsoriamente de uma disputa da qual não chegou a abdicar, mas as circunstâncias o retiraram. Josias de Souza, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberQuando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.