Topo

Lula: Jilmar Tatto foi soberano ao não abrir mão de candidatura por Boulos

Gonçalo Junior

São Paulo

15/11/2020 15h55

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje que a decisão do candidato Jilmar Tatto (PT) de se manter na disputa pela Prefeitura de São Paulo foi soberana. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, se reuniu com Tatto na terça-feira (10), sugerindo a possibilidade de o petista indicar voto em Guilherme Boulos. Em troca, o PSOL poderia apoiar a candidata do PT à prefeitura do Rio, Benedita da Silva.

"Algumas pessoas fizeram um movimento sem depender da direção do partido. Alguns fizeram documento de adesão ao Boulos bem antes de a campanha começar. E nós temos de respeitar. A Gleisi cumpriu o papel dela de presidenta do partido. Ela fez o que deveria fazer. Ela disse que dependeria apenas dele. O candidato disse que continuaria como candidato. Foi uma atitude correta dela e uma atitude soberana dele", opinou Lula.

As últimas pesquisas de Datafolha e Ibope para a Prefeitura de São Paulo, divulgadas na noite de ontem, alçam o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) ao segundo turno e cristalizam a ascensão de Guilherme Boulos (PSOL) como principal concorrente do tucano. Márcio França (PSB) — que também oscilou positivamente — e Celso Russomanno (Republicanos) estão empatados tecnicamente com Boulos, conforme a margem de erro.

Caso Jilmar Tatto não chegue ao segundo turno, será o pior resultado dos petistas em São Paulo desde 1985, quando Eduardo Suplicy ficou em terceiro lugar.

Lula compareceu para votação na manhã por volta das 8h05 em São Bernardo do Campo. Lula votou por volta das 8h na seção 070 da zona eleitoral 296, a escola João Firmino de Araújo. Após a votação, Lula posou para selfies com funcionários da seção eleitoral. No município da Grande São Paulo, o ex-presidente apoia à candidatura à prefeitura do ex-ministro Luiz Marinho (PT).