Eleições 2020: tire suas dúvidas sobre o título de eleitor
As eleições municipais de 2020 acontecem em 15 (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno). Cidadãos dos mais de 5.500 municípios brasileiros escolherão seus prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos.
Tire todas suas dúvidas sobre o título de eleitor e saiba o que é, sua versão online, como solicitar, consultar, transferir e mais.
Dúvidas sobre o título de eleitor
Como consultar o número do título de eleitor?
Seu título de eleitor pode ser consultado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Só é preciso fornecer nome completo ou CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.
Como faço para solicitar meu título de eleitor?
O prazo para a solicitação do título de eleitor, chamado alistamento, terminou no dia 6 de maio. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a operação estava sendo feita pela internet. O serviço só será restabelecido após o segundo turno das eleições.
O que precisa para tirar o título de eleitor?
Para tirar a primeira via do título de eleitor, quando o procedimento for restabelecido, será preciso:
- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso),
- Comprovante de residência,
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito),
- Comprovante de quitação do serviço militar, para o sexo masculino (exigência a partir de 30 de junho do ano em que tiver completado 18 anos e até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos),
- Por causa da pandemia, os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) estavam pedindo uma selfie com o documento oficial de identificação ao lado do rosto. Normalmente, esta foto é feita presencialmente nos cartórios eleitorais.
Como faço para solicitar meu título de eleitor pela internet?
Durante o prazo, dada a pandemia, o TSE criou um portal especial de atendimento remoto para auxiliar aos cidadãos. Desde o dia 6 de maio, no entanto, não é mais possível fazer solicitações de novos títulos.
Será preciso aguardar até novembro, após as eleições, para checar como será feito o procedimento.
Como faço para solicitar a segunda via do meu título de eleitor?
Como todos os TREs do país estão fechados, com exceção de casos emergenciais no Pará e em Pernambuco, o TSE recomenda para o cidadão que está em dia com a Justiça Eleitoral, mas perdeu seu título, a tirar a via digital.
O aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para iOS e Android, é a versão digital oficial do título de eleitor. Ele tem todas as informações do documento impresso, como zona eleitoral, e possibilita ainda a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.
Como saber se meu título foi cancelado?
É possível checar sua situação eleitoral no site do TSE. Só é preciso colocar nome completo ou CPF.
Como solicito transferência do título eleitoral?
Como para solicitar o título de eleitor, o prazo para a transferência de título eleitoral, que também estava sendo feita pelo portal do TSE, terminou no dia 6 de maio.
Os cidadãos que não pediram transferência no prazo deverão votar nas zonas eleitorais da última eleição. Este serviço só deverá ser restabelecido no dia 3 de novembro, após o segundo turno.
Como agendar para tirar título de eleitor?
Todo o processo de emissão de um novo título estava sendo feito no portal de atendimento remoto do TSE, mas foi interrompido no dia 6 de maio.
É preciso aguardar até novembro para ter novas informações sobre novos títulos eleitorais.
Perdi meu título. Posso votar?
Sim. Para votar, só é preciso apresentar um documento oficial com foto na zona eleitoral. Caso o eleitor tenha esquecido ou queira confirmar seu local de votação, basta consultar o site do TSE.
Os eleitores já fizeram o cadastro biométrico podem ainda votar com a apresentação do e-Título. Quem não fez precisa de um documento oficial impresso.
Fonte: TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.