Candidata ultraconservadora tem a preferência do eleitorado jovem às presidenciais na França
Marine Le Pen, a candidata da ultraconservadora Frente Nacional (FN) às eleições presidenciais francesas de 22 de abril, reúne 26% das intenções de voto do eleitorado jovem de 18 a 24 anos, segundo uma pesquisa do Conselho Superior de Audiovisual (CSA), citada pelo jornal "Le Monde".
Segundo o CSA, Le Pen tem a preferência dessa faixa etária para o primeiro turno das presidenciais -- ela está um ponto à frente de François Hollande, do Partido Socialista (PS), que tem 25% das intenções de voto.
O presidente Nicolas Sarkozy, candidato à reeleição pela União por um Movimento Popular (UMP), aparece com 17% das intenções de voto entre os jovens de 18 a 24 anos; Jean-Luc Mélenchon, da Frente de esquerda, tem 16%; e François Bayrou, do MoDem, 11%.
A popularidade de Le Pen entre os jovens praticamente dobrou entre os últimos três meses de 2011 -- quando reunia 13% das intenções de voto -- e o primeiro trimestre de 2012.
Apesar desse crescimento, a candidata do FN viu diminuírem suas intenções de voto por parte do eleitorado francês em geral -- de 16% nos últimos três meses de 2011 para 15% em março.
Esquerda fortificada
O mesmo ocorreu com Mélenchon, o candidato da Frente de esquerda. Ao fim de 2011, ele tinha 5% das intenções de voto entre os jovens de entre 18 e 24 anos – número que saltou para 16% em março.
Porém, ao contrário de Le Pen, Mélenchon ganhou força também entre o eleitorado francês em geral – as intenções de voto no candidato passaram de 5% para 12% nos últimos seis meses.
Este fenômeno provoca um dilema na disputa -- ao mesmo tempo em que tira votos de Hollande no primeiro turno, pode fortalecer o candidato do PS em um eventual segundo turno contra Sarkozy. (Com informações do Le Monde)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.