Topo

Deixo de ser papa "pelo bem da Igreja", diz Bento 16 em sua 1ª aparição pública após renúncia

Do UOL, em São Paulo

13/02/2013 08h33

O papa Bento 16 disse nesta quarta-feira (13), em sua primeira aparição pública após o anúncio de sua renúncia ao pontificado, que decidiu deixar de ser papa "pelo bem da Igreja".

Leia mais sobre a renúncia

  • Filippo Monteforte/AFP

    Raio atinge a basílica de São Pedro no mesmo dia em que Bento 16 anunciou a renúncia

“Queridos irmão e irmãs, como sabem, decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril de 2005. Faço isso em plena liberdade pelo bem da igreja, depois de ter rezado muito e após examinar minha consciência diante de Deus”, declarou Bento 16 diante de um salão lotado com cerca de 10 mil pessoas no Vaticano, onde foi ovacionado.

Na segunda-feira (11), Bento 16 anunciou que renunciará ao posto de papa no dia 28 de fevereiro deste ano.  Ainda não há data para o início do conclave, reunião comanda pelos cardeais na qual se elege um novo líder da Igreja Católica. O Vaticano espera anunciar o novo papa até a Pascoa.

O papa afirmou ainda que está “consciente da importância da decisão, mas que também é consciente de que não é capaz de dar sequência ao ministério petrino [como sucessor de São Pedro, o primeiro papa] com a força física e espiritual necessária”.

Bento 16 diz que deixa de ser papa "pelo bem da Igreja"

“Me dá apoio e me ilumina a certeza de que a igreja é de Cristo, ao Qual não lhe faltará seu guia e seu cuidado. Obrigado a todos pelo amor e pelas orações com que vocês me acompanham. Continuem rezando pelo papa e pela igreja”, concluiu Bento 16.

Os milhares de fiéis presentes responderam com uma grande ovação, ainda maior do que a feita quando Bento 16 entrou na sala Paulo 6º para a tradicional audiência das quartas-feiras.

O pontífice entrou na sala por volta das 10h44 no horário local (7h44 horário de Brasília), enquanto os fiéis aplaudiam de pé agitando bandeiras de diversos países, incluindo o Brasil.

Bento 16 entrou sozinho na sala. Momento depois, ele foi seguido por seu secretário pessoal e prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo Georg Ganswein. Sorridente, Bento 16 acenou aos presentes enquanto soava uma música religiosa.

Logo depois, leu um breve texto e começou a audiência, cuja catequese (explicação oral) foi dedicada à Quaresma, que começa hoje, Quarta-Feira de Cinzas.

Bento 16 leu sua mensagem sobre a quaresma em diversos idiomas, incluindo o português, momento no qual saudou Curitiba e Porto Alegre.  O papa disse que a Quaresma é um tempo para a conversa e convidou os fiéis a renovar seu compromisso com o diálogo, “dando espaço  a Deus, aprendendo a olhar com seus olhos a realidade de cada dia”.

Ainda nesta quarta-feira, o papa vai celebrar a missa da Quarta-Feira de Cinzas na Basílica de São Pedro, em vez de numa igreja menor de Roma onde estava prevista, para que mais pessoas possam comparecer. (Com Efe)