Em entrevista à TV, Snowden nega governo e afirma que enviou pedido de asilo ao Brasil
Edward Snowden, ex-técnico da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA), disse em entrevista exibida neste domingo (1º) no “Fantástico”, da TV Globo, que pediu asilo ao governo brasileiro. No entanto, não obteve retorno.
Em julho de 2013, enquanto estava na área de trânsito do aeroporto de Moscou, Snowden enviou um fax a diversas embaixadas com um pedido de asilo. Para o governo brasileiro, este documento não foi considerado um pedido formal.
Quando a reportagem da TV disse a Snowden que o governo não recebeu, Snowden se mostrou surpreso e justificou dizendo que essa resposta poderia ser parte de uma estratégia do Brasil.
Em uma de suas poucas entrevistas televisionadas, Snowden afirmou que evitou o contato com a mídia para não roubar a atenção das revelações sobre a vigilância em massa operada pelos Estados Unidos e seus aliados.
Exilado na Rússia desde julho, o visto de Snowden no país deve acabar em agosto. Na entrevista, o ex-técnico da NSA disse que adoraria viver no Brasil, mas que não aceitaria se fosse em troca de cooperação. “Não tenho documentos a oferecer. Asilos devem ser dados por razões humanitárias”, afirmou. Questionado sobre como se sente na Rússia, país que o abriga há 10 meses, o americano relatou que "a vida no país é melhor que prisão", mas reitera que nunca escolheu a Rússia.
"Estava a caminho da América do Sul, do Equador, mas aí os EUA cancelaram meu passaporte e eu tive que ficar na Rússia", falou. No país de Putin, Snowden disse que leva uma vida aberta. "Comprando comida ou na banca de revistas ninguém me reconhece, só em lojas de computadores".
O norte-americano Edward Snowden ganhou notoriedade no ano passado por vazar documentos da NSA. Esses arquivos secretos revelaram que o governo dos Estados Unidos monitora as comunicações pela internet e por telefone de todo o mundo, inclusive de cidadãos americanos. Após isso, Snowden foi parar na Rússia. Desde então, vive recluso e sem informar exatamente em que local de Moscou fica.
O ex-técnico da NSA não se arrepende de ter tornado públicos os documentos americanos e negou que a China tenha copiado tudo, como alguns boatos deram a entender. "Não quero derrubar o governo, nem destruir a NSA, quero que sejam melhores".
Snowden nega cooperar com governo russo
Em entrevista recente à rede de TV norte-americana NBC, Snowden disse que não tem nenhum tipo de relação com o governo russo e que não entregou nenhum tipo de documento a eles. "Não sou bancado por eles. Não estou pegando dinheiro do governo russo. Não sou espião", disse.
No programa, o ex-técnico da agência de segurança afirmou que era um espião treinado e que, inclusive, trabalhou em missões representando os Estados Unidos no exterior.
"Não trabalhei com pessoas, não recrutei agentes, mas coloquei em funcionamento sistemas que trabalham para os Estados Unidos, e fiz isto em todos os níveis, dos mais baixos aos mais altos.”
Ele ainda disse que avisou seus superiores sobre a prática de vigilância massiva que a NSA praticava. No entanto, alega, recebeu como resposta que deveria parar de fazer perguntas, mas em uma “linguagem burocrática”.
A NSA, então, divulgou um comunicado informando que o único registro de e-mail de Snowden que eles têm não trata deste assunto. "O e-mail não apresentou alegações ou preocupações sobre infrações ou abusos, mas levantou uma dúvida sobre um tema legal", declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, acrescentado que não há registro de mensagens posteriores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.