Topo

Mexicana de 127 anos pode chegar ao recorde de pessoa mais velha do mundo

Do UOL, em São Paulo

29/08/2014 15h50

A mexicana Leandra Becerra Lumbreras pode atingir, no próximo domingo (31), um recorde: ela fará 127 anos e pode se tornar a pessoa mais velha do mundo, caso a marca seja reconhecida.

Moradora de Zapopan, uma pequena cidade na região metropolitana de Guadalajara, “Dona Leandra”, como é conhecida, é 16 anos mais velha que Sakari Mori e 11 anos mais velha que Misao Okawa, respectivamente o homem e a mulher mais velhos do mundo segundo o Guinness.

29.ago.2014 - A mexicana Leandra Becerra Lumbreras pode atingir, no próximo domingo (31), um recorde mundial: ela fará 127 anos e pode se tornar a pessoa mais velha do mundo, caso a marca seja reconhecida - Ulises Ruíz Basurto/EFE - Ulises Ruíz Basurto/EFE
Dona Leandra segura no colo um dos seus 55 tataranetos
Imagem: Ulises Ruíz Basurto/EFE

Nascida em 31 de agosto de 1887, Dona Leandra viveu em três séculos diferentes e, mesmo com a idade avançada, é uma mulher lúcida e sem problemas comuns a idosos como diabetes e hipertensão. O que mais lhe incomoda, infelizmente, é a catarata e a surdez. 

O registro de nascimento original da mexicana foi perdido há 40 anos, quando ela se mudou para Guadalajara. Ter o documento original é algo raro, no México, porque o registro civil existe há apenas um século e meio no país.

Segundo a família da idosa, sua vida se alterna entre longos períodos de sono –ela chega a passar até três dias seguidos dormindo– e horas de carinho com seus parentes. Ela tem cinco filhos, 20 netos, 73 bisnetos e 55 tataranetos.

Para a comemoração de aniversário, Dona Leandra já fez um pedido a neta, Celia Hernández. “Quero feijão com tortillas”, disse. Apesar do desejo, a dieta da idosa é totalmente líquida, porque já não consegue mastigar alimentos sólidos.

Uma bisneta de Dona Leandra, Miriam Alvear, diz que a avó sempre foi uma mulher ativa. “Sempre foi uma mulher que lutou. Costurava roupa, tecia a até dois anos atrás, nunca deixou de ser ativa, por isso acreditamos que chegou a essa idade.” (Com EFE e El Mañana)