Topo

Suspeito de ataques de Paris não impedirá extradição para a França, diz advogado

Imagem de vídeo mostra momento em Salah Abdeslam é preso por policiais belgas, em Molenbeek, próximo a Bruxelas (Bélgica) - VTM/Reuters
Imagem de vídeo mostra momento em Salah Abdeslam é preso por policiais belgas, em Molenbeek, próximo a Bruxelas (Bélgica) Imagem: VTM/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/03/2016 08h15

O belga Salah Abdeslam, suspeito de ser um dos terroristas envolvidos nos atentados de novembro do ano passado em Paris, não impedirá sua extradição da Bélgica para a França, informou seu advogado, Sven Mary, após audiência realizada nesta quinta-feira (24).  

Segundo Mary, Abdeslam afirmou que quer ir "o mais rápido possível" para Paris para assim poder "explicar por ele mesmo o que ocorreu".

A decisão contradiz o que o mesmo representante legal havia afirmado após a detenção de Abdeslam, ocorrida na sexta-feira da semana passada.

O advogado ainda informou que seu cliente "não tinha conhecimento" da série de atentados ocorridos em Bruxelas na última terça-feira (22) e que ele não conhecia os irmãos que teriam participado da ação.  

As investigações das autoridades belgas, no entanto, afirmam que o grupo que cometeu os ataques na capital do país eram da mesma célula que Abdeslam e que as digitais de Ibrahim el-Bakraoui foram encontradas no apartamento do terrorista preso na última semana na Bélgica.  

A audiência que definirá sua extradição foi marcada para o dia 7 de abril.