Relembre os últimos atentados com atropelamento na Europa

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters/TT News Agency/Anders Wiklund

Desde que a Al Qaeda pediu, em 2010, que seus seguidores usassem caminhões como armas, diversos ataques em que caminhões ou carros atropelaram multidões aconteceram na Europa. Nesta sexta-feira (7), o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven, confirmou vê o atropelamento de uma multidão no centro de Estocolmo como um atentado terrorista.

Um caminhão, que pertence a uma famosa cervejaria local e aparentemente foi roubado pouco antes do ataque, invadiu uma loja de departamento e atropelou às 14h53 (hora local, 9h53 em Brasília) pedestres em Drottninggatan, um grande calçadão turístico e de compras no centro da capital da Suécia.

No Twitter, o governo sueco escreveu: "Suécia foi atacada. Todas as indicações são de que é um ato de terrorismo. Ser vigilante e ouvir as informações da polícia."

A ação chama a atenção por ser muito parecida com outros ataques terroristas. Relembre:

14 de julho de 2016: pelo menos 84 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas quando um caminhão conduzido pelo cidadão tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel, atropelou a multidão reunida no passeio marítimo da cidade de Nice para comemorar o Feriado Nacional da França. O motorista foi abatido pela polícia, e o Estado Islâmico reivindicou responsabilidade pelo atentado. 

19 de dezembro de 2016: um caminhão atropelou uma multidão em um mercado natalino em Berlim, na Alemanha, matando 12 pessoas e deixando dezenas de feridos.

22 de março de 2017: um homem matou cinco pessoas - quatro civis e um policial - e deixou 31 feridos antes de ser abatido pela polícia em um ataque terrorista islamita em frente ao parlamento do Reino Unido em Londres, quando atropelou dezenas de pessoas com um veículo 4x4.

7 de abril de 2017: pelo menos duas pessoas morreram e vários transeuntes ficaram feridos ao serem atropelados por um caminhão na Drottninggatan, a principal rua de pedestres de Estocolmo, na Suécia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos