Incêndio na Califórnia deixa dez mortos e danifica mais de 1.500 propriedades

Do UOL, em São Paulo

  • Jeff Chiu/AP

Pelo menos dez pessoas morreram nesta segunda-feira (9) por conta dos grandes incêndios que atingem no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. Cerca de 1.500 edifícios foram danificados ou destruídos e 20 mil pessoas precisaram deixar suas casas. O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência. 

Os incêndios se espalham por 57 mil acres em oito condados, incluindo Napa, Sonoma e Mendocino, onde uma pessoa morreu e duas estão gravemente feridas. Mais de 103 mil pessoas estão sem gás e eletricidade, principalmente nos condados de Napa e Sonoma, duas das áreas mais danificadas.

A destruição causada pelos incêndios surpreendeu as autoridades, já que em apenas algumas horas o vento estendeu as chamas por milhares de hectares.

Rich Pedroncelli/AP

O pior incêndio na história recente da Califórnia foi em Cedar, no condado de San Diego em 2003, que destruiu mais de 2.800 residências. Em 2007, o incêncio de Witch, também em São Diego, destruiu mais de 1,6 mil residências. Ambos ocorreram em outubro.

"Esta época do ano é quando historicamente ocorreram os incêndios maiores, mais perigosos e mortíferos do Estado", disse Janet Upton, uma porta-voz do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia, ao se referir aos fortes ventos do outono.

Jogadores e autoridades do tour de golfe da PGA foram obrigados a abandonar o Silverado Resort pouco tempo depois de Brendan Steele ganhar seu segundo título do Open de Safeway

O hotel Hilton em Santa Rosa - no condado de Sonoma - foi seriamente atingido e imagens na TV mostraram parte do prédio desmoronando. O Hilton informou no Facebook que "funcionários e hóspedes conseguiram sair sem problemas, mas que não há previsão" para o retorno das atividades. "Acredita-se que o hotel sofreu um dano significativo e não sabemos quando voltará a abrir".

Muitas pessoas utilizaram as redes sociais para mostrar o estado de destruição e também avisar que estavam a salvo. Jesús Torres revelou à CBS que teve tempo apenas para pegar algumas coisas e fugir. "O céu ficou vermelho. Soubemos do incêndio em cima da hora, havia fumaça por todos os lados". (Com agências internacionais)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos