Incêndios florestais em Portugal deixam pelo menos 27 mortos

Do UOL, em São Paulo

  • Armando Franca/ AP

    Pessoas observam incêndio perto de casas em Obidos, Portugal

    Pessoas observam incêndio perto de casas em Obidos, Portugal

Os incêndios florestais que castigam Portugal desde domingo (15) deixaram pelo menos 27 mortos em várias regiões do país - de acordo com um novo balanço provisório divulgado pela Defesa Civil.

"Podemos confirmar a morte de 27 pessoas nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda", situados no centro e no norte do país, disse a porta-voz da Autoridade Nacional de Defesa Civil, Patricia Gaspar, em entrevista para a imprensa em Lisboa.

O primeiro-ministro Antonio Costa declarou "estado de catástrofe" no país, onde durante toda a noite 3.700 bombeiros lutaram para apagar 26 incêndios de grandes proporções

O fogo foi propagado por rajadas de vento de até 90 km/h provocadas pelo furacão Ophelia, que avançava pelo norte da costa espanhola em direção a Irlanda.

As autoridades portuguesas solicitaram ajuda à União Europeia (UE) e ao Marrocos para apoiar os trabalhos de extinção.

Todos os distritos do país se encontram em alerta vermelho por risco de incêndio, medida que será mantida pelo menos até a noite desta segunda-feira.

As altas temperaturas e a escassez de chuvas nas últimas semanas tinham levado às autoridades a prolongar o período crítico de incêndios florestais até o próximo dia 31 de outubro.

Espanha

A região da Galícia, na Espanha, também registrou vários focos de incêndio, com três mortos.

O governador da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, afirmou que 15 focos de incêndio estavam ativos no domingo nesta região do noroeste da Espanha e citou uma situação "crítica", com direito a zonas urbanas sob ameaça.

Milhares de bombeiros foram enviados à região e contam com o apoio de soldados e moradores.

De acordo com a previsão meteorológica, a temperatura deve cair nesta segunda-feira e chuvas devem ajudar os bombeiros a controlar as chamas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos