Topo

Bolsonaro foge de nomes 'óbvios' e escolhe diplomata pró-Trump: Ernesto Araújo

Divulgação
Imagem: Divulgação

Bruno Aragaki e Beatriz Montesanti

Do UOL, em São Paulo

14/11/2018 16h42Atualizada em 14/11/2018 19h05

O diplomata anunciado por Jair Bolsonaro (PSL) para o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ernesto Araújo, 51, surpreendeu a comunidade diplomática. É, conforme havia adiantado Bolsonaro, um titular bastante jovem para a função.

O chanceler no posto hoje em dia é Aloysio Nunes Ferreira, de 73 anos. O titular anterior da pasta, ainda sob o governo de Michel Temer, foi José Serra, 76, e o último nome do MRE sob Dilma foi Mauro Vieira, 67.

O nome de Ernesto Araújo não figurava entre os "favoritos". O atual ministro, Aloysio Nunes Ferreira, disse ter recebido a indicação "com muita satisfação, sentimento partilhado por meus colaboradores no Brasil e no exterior" e chamou Araújo de "um servidor exemplar do Itamaraty". "Está mais do que talhado para bem servir ao Brasil nas elevadas atribuições que lhe são agora confiadas", afirmou no comunicado.

Leia mais:

Funcionário de carreira do Itamaraty, Araújo foi diretor do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos. Foi recentemente promovido à diplomata de primeira classe e é autor de pelo menos três livros de ficção: "A Porta de Mogar", "Quatro 3" e "Xarab Fica".

"A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje. Informo a todos a indicação do embaixador Ernesto Araújo, diplomata há 29 anos e um brilhante intelectual, ao cargo de ministro das Relações Exteriores", disse Bolsonaro nesta quarta-feira (14).

"Ele escreveu um artigo chamado 'Trump e o Ocidente' uma vez na revista do Itamaraty. Foi uma bomba, uma espécie de declaração da posição política dele. Ele se posicionou claramente simpático ao Trump", disse um funcionário do Itamaraty, sob a condição de anonimato, ao UOL

"Ele jogou muito aberto, fez jogo limpo, não é um cara de intriguinha. Queimou as naus e levou", disse.

Blog pessoal

Autorretrato do diplomata Ernesto Araújo retirado de seu blog - Reprodução - Reprodução
Autorretrato do diplomata Ernesto Araújo retirado de seu blog
Imagem: Reprodução
O futuro chanceler é descrito como um diplomata extremamente erudito, profundo conhecedor da história antiga e exímio escritor --do tipo que “fará os próprio discursos”, diz o funcionário do Itamaraty. Acima de tudo, um “ideólogo”.

O blog que manteve para fazer apoio explícito à campanha de Jair Bolsonaro, chamado "Metapolítica 17", é um exemplo atípico entre diplomatas, que, no geral, preferem não explicitar suas posições. 

A página, ainda no ar, traz críticas ao PT, à esquerda e ao marxismo. "Tenho 28 anos de serviço público e sou também escritor. Quero ajudar o Brasil e o mundo a se libertarem da ideologia globalista", escreve ele em um texto introdutório. 

O diplomata define: "Globalismo é a globalização econômica que passou a ser pilotada pelo marxismo cultural. Essencialmente é um sistema anti-humano e anti-cristão. A fé em Cristo significa, hoje, lutar contra o globalismo, cujo objetivo último é romper a conexão entre Deus e o homem, tornado o homem escravo e Deus irrelevante. O projeto metapolítico significa, essencialmente, abrir-se para a presença de Deus na política e na história."

A diretriz do Itamaraty sobre pronunciamentos pessoais é que sejam acompanhados sempre de um “disclaimer”, ou seja, um aviso de que determinada manifestação não reflete a posição oficial do governo. O blog de Araújo acrescentou o “disclaimer” após receber críticas.

É de se esperar das relações exteriores brasileiras sob seu comando uma aproximação com os EUA e com outros governos de perfil afinado a Bolsonaro. O diplomata nunca se manifestou, no entanto, sobre a questão da Palestina, muito cara ao Itamaraty. O Brasil mantém relações diplomáticas oficiais com a Palestina desde 1975, mas essas relações estão agora em risco com a constante aproximação de Bolsonaro e o governo de Israel.

Ainda que de posições consideradas radicais, porém, Araújo é visto como alguém "versátil" e que transita com certa liberdade entre diferentes círculos. "Nunca ouvi falar de casos de atrito grave. É uma pessoa de trato leve", diz o funcionário do Itamaraty.