Topo

Explosão em ônibus turístico deixa mortos e feridos no Egito

Olá, AFP Ataque perto das pirâmides no Egito deixa mortos e feridos

AFP

Do UOL*, em São Paulo

28/12/2018 16h12

Uma bomba atingiu um ônibus turístico em um local próximo às Pirâmides de Gizé, no Egito, deixando doze feridos e três mortos. As informações foram divulgadas por autoridades de segurança egípcias e publicadas pela Associated Press (AP). 

Segundo o ministro do Interior do Egito, o ônibus estava viajando durante esta sexta-feira (28), na área de Marioutiyah, local perto das pirâmides,quando uma bomba, escondida por uma parede, foi detonada na estrada. O veículo era ocupado por 14 turistas vietnamitas - dois deles e um guia egípcio morreram na explosão. 

O Egito passou por uma série de transformações políticas nos últimos anos, com um golpe de Estado perpetrado pelo exército em 2013, onde o presidente Mohammed Mursi foi destituído. O período convergiu com vários embates entre o governo e militantes fundamentalistas, principalmente na Península do Sinai, incluindo grupos que declararam fidelidade ao Estado Islâmico. 

O ataque acontece ainda em um momento onde o Egito estava tentando se reerguer como potência turística, mercado abalado pelas questões políticas do país nos últimos anos. Segundo a Associated Press, esse é o primeiro ataque que visa atingir turistas em quase dois anos.