Topo

Papa diz esperar que tristeza vire esperança com reconstrução de Notre-Dame

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

16/04/2019 08h46Atualizada em 16/04/2019 09h22

O papa Francisco disse esperar que a tristeza causada pelo incêndio que destruiu parte da catedral de Notre-Dame, em Paris, "seja transformada em esperança com sua reconstrução". Esse foi o primeiro pronunciamento do líder da Igreja Católica depois que as chamadas atingiram a catedral. A mensagem foi publicada hoje em sua página no Twitter.

O pontífice também enviou uma carta aos franceses. A mensagem, endereçada ao arcebispo de Paris, Michel Aupetit, foi divulgada pela Diocese de Paris. Francisco disse que o "desastre danificou seriamente um edifício histórico".

Estou ciente de que também afetou um símbolo nacional caro aos parisienses e franceses na diversidade de suas crenças. Pois Notre-Dame é a preciosidade arquitetônica de uma memória coletiva, o ponto de encontro de muitos grandes eventos, o testemunho da fé e da oração dos católicos na cidade
Papa Francisco

Francisco lembrou que o período da Páscoa está perto e que, "nestes dias santos, quando nos lembramos da paixão de Jesus, sua morte e sua ressurreição, asseguro-lhe minha proximidade espiritual e oração", disse a Aupetit e aos franceses.

Ontem, o porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti, disse que o pontífice estava "rezando por todos aqueles que estão lutando, em particular os bombeiros, para enfrentar esta situação dramática".

"Notre Dame sempre permanecerá --e já vimos isso nessas horas-- um lugar onde fiéis e não fiéis podem se unir nos momentos mais dramáticos da história francesa", disse Gisotti.

Leia a íntegra da carta do papa enviada à França:

"Depois do incêndio que assolou grande parte da catedral de Notre-Dame, associo-me à sua tristeza, bem como aos fiéis da sua diocese, aos habitantes de Paris e a todos os franceses. Nestes dias santos, quando nos lembramos da paixão de Jesus, sua morte e sua ressurreição, asseguro-lhe minha proximidade espiritual e oração.

Este desastre danificou seriamente um edifício histórico. Estou ciente de que também afetou um símbolo nacional caro aos parisienses e franceses na diversidade de suas crenças. Pois Notre-Dame é a preciosidade arquitetônica de uma memória coletiva, o ponto de encontro de muitos grandes eventos, o testemunho da fé e da oração dos católicos na cidade.

Elogiando a coragem e o trabalho dos bombeiros que intervieram para conter o fogo, eu expressou a esperança de que a Notre-Dame pode tornar-se, graças ao trabalho de reconstrução e a mobilização de todos, esta bela jóia do coração da cidade um sinal da fé daqueles que a construíram, a igreja mãe de sua diocese, herança arquitetônica e espiritual de Paris, França e humanidade.

Com esta esperança, concedo-lhe uma grande bênção apostólica, assim como os Bispos da França e os fiéis de sua diocese, e chamo a bênção de Deus aos habitantes de Paris e a todos os franceses".

Catedral de Notre-Dame tem mais de 800 anos de história

Band Notí­cias

>