Papa diz esperar que tristeza vire esperança com reconstrução de Notre-Dame
Nathan Lopes
Do UOL, em São Paulo
16/04/2019 08h46Atualizada em 16/04/2019 09h22
O papa Francisco disse esperar que a tristeza causada pelo incêndio que destruiu parte da catedral de Notre-Dame, em Paris, "seja transformada em esperança com sua reconstrução". Esse foi o primeiro pronunciamento do líder da Igreja Católica depois que as chamadas atingiram a catedral. A mensagem foi publicada hoje em sua página no Twitter.
Hoje nos unimos em oração com o povo francês, enquanto aguardamos que a dor pelo grave dano se transforme em esperança com a reconstrução. Santa Maria, Nossa Senhora, rogai por nós. #NotreDame
- Papa Francisco (@Pontifex_pt) April 16, 2019
O pontífice também enviou uma carta aos franceses. A mensagem, endereçada ao arcebispo de Paris, Michel Aupetit, foi divulgada pela Diocese de Paris. Francisco disse que o "desastre danificou seriamente um edifício histórico".
Estou ciente de que também afetou um símbolo nacional caro aos parisienses e franceses na diversidade de suas crenças. Pois Notre-Dame é a preciosidade arquitetônica de uma memória coletiva, o ponto de encontro de muitos grandes eventos, o testemunho da fé e da oração dos católicos na cidade
Papa Francisco
Francisco lembrou que o período da Páscoa está perto e que, "nestes dias santos, quando nos lembramos da paixão de Jesus, sua morte e sua ressurreição, asseguro-lhe minha proximidade espiritual e oração", disse a Aupetit e aos franceses.
@pontifex adresse à l'instant son message à Mgr @MichelAupetit, à l'ensemble des fidèles du diocèse de Paris, et à tous les français. pic.twitter.com/nmii7HXk0u
- Diocèse de Paris (@dioceseparis) April 16, 2019
Ontem, o porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti, disse que o pontífice estava "rezando por todos aqueles que estão lutando, em particular os bombeiros, para enfrentar esta situação dramática".
"Notre Dame sempre permanecerá --e já vimos isso nessas horas-- um lugar onde fiéis e não fiéis podem se unir nos momentos mais dramáticos da história francesa", disse Gisotti.
Leia a íntegra da carta do papa enviada à França:
"Depois do incêndio que assolou grande parte da catedral de Notre-Dame, associo-me à sua tristeza, bem como aos fiéis da sua diocese, aos habitantes de Paris e a todos os franceses. Nestes dias santos, quando nos lembramos da paixão de Jesus, sua morte e sua ressurreição, asseguro-lhe minha proximidade espiritual e oração.
Este desastre danificou seriamente um edifício histórico. Estou ciente de que também afetou um símbolo nacional caro aos parisienses e franceses na diversidade de suas crenças. Pois Notre-Dame é a preciosidade arquitetônica de uma memória coletiva, o ponto de encontro de muitos grandes eventos, o testemunho da fé e da oração dos católicos na cidade.
Elogiando a coragem e o trabalho dos bombeiros que intervieram para conter o fogo, eu expressou a esperança de que a Notre-Dame pode tornar-se, graças ao trabalho de reconstrução e a mobilização de todos, esta bela jóia do coração da cidade um sinal da fé daqueles que a construíram, a igreja mãe de sua diocese, herança arquitetônica e espiritual de Paris, França e humanidade.
Com esta esperança, concedo-lhe uma grande bênção apostólica, assim como os Bispos da França e os fiéis de sua diocese, e chamo a bênção de Deus aos habitantes de Paris e a todos os franceses".
>
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.