Topo

Corte venezuelana ordena prisão do opositor Leopoldo López

30.abr.2019 - Líder da oposição venezuelana, Leopoldo López, usando uma faixa azul no braço, aparece ao lado de um militar, que também utiliza uma faixa azul, perto de área militar em Caracas, na Venezuela - Carlos Garcia Rawlins/Reuters
30.abr.2019 - Líder da oposição venezuelana, Leopoldo López, usando uma faixa azul no braço, aparece ao lado de um militar, que também utiliza uma faixa azul, perto de área militar em Caracas, na Venezuela Imagem: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

02/05/2019 15h26

A Suprema Corte de Justiça da Venezuela informou nesta quinta (2) que Leopoldo López, opositor a Nicolás Maduro, teve prisão decretada por violar "flagrantemente" as condições de detenção domiciliar.

López está na embaixada da Espanha por tempo indeterminado.

Na terça-feira, o opositor apareceu ao lado do autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, que liderou um levante para tentar derrubar Maduro. López estava em prisão domiciliar e foi libertado por soldados que se revoltaram contra o regime.

Acusado de incitar violência, López estava em prisão domiciliar desde 6 de agosto de 2017, cumprindo uma pena de 14 anos.

Opositor tem casa "revirada"

A esposa de López, Lilian Tintori, afirmou nas redes sociais que a casa da família foi invadida e revirada na noite de terça-feira.

"Eles entraram em nossa casa, como criminosos e sem estarmos presentes. Eles destruíram a casa e roubaram nossas coisas", escreveu, publicando fotos da casa após a ação.

(*Com AFP)