Pró-Brexit, Boris Johnson é eleito e será o novo premiê do Reino Unido
Político, jornalista, apresentador de TV e autor de romances, Boris Johnson foi anunciado hoje o novo líder do Partido Conservador e próximo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele disputou durante um mês a liderança do Partido Conservador com Jeremy Hunt, mas já era apontado como favorito desde o início.
Johnson ganhou com uma grande margem de votos: 92.153 contra 46.656 de Hunt. A eleição foi encerrada ontem e a posse será amanhã, quando Theresa May lhe entregará o cargo.
May parabenizou Johnson pelo Twitter: "Agora nós precisamos trabalhar juntos para entregar um Brexit que funcione para todo o Reino Unido e manter Jeremy Corbyn fora do governo. Você terá todo o meu apoio".
Além de ser um defensor incisivo do Brexit, com ou sem acordo, Johnson coleciona episódios polêmicos e foi elogiado em público por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos e crítico à antecessora britânica, Theresa May.
"Acho que ele fará um ótimo trabalho. Acho que teremos uma ótima relação", disse Trump antes de a vitória de Johnson ser oficializada. O presidente americano o parabenizou minutos depois do anúncio da vitória. "Parabéns a Boris Johnson por ser tornar o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele será ótimo!".
Em comum com o líder norte-americano, Johnson compartilha o temperamento explosivo e a retórica inflamada.
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), foi outro a parabenizar o novo premiê britânico. "Conte com o Brasil na busca por livre comércio, na promoção da prosperidade para nossos povos, e na defesa da liberdade e da democracia", disse o brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.