Topo

Rumo aos EUA, furacão Dorian ganha força e passa à escala mais destruidora

Furacão Dorian atinge as Bahamas

AFP

Do UOL, em São Paulo

01/09/2019 09h14Atualizada em 01/09/2019 19h30

O furacão Dorian, que alcançou as ilhas nas Bahamas hoje, ganhou intensidade e passou à categoria 5, a mais destruidora na escala Saffir-Simpson, segundo informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Os ventos têm chegado a mais de 250 km/h. É a mais forte tempestade a atingir o noroeste das Bahamas, com expectativa de que fique nas ilhas por até dois dias, causando chuvas torrenciais, elevadas ondas e ventos destruidores.

No sábado, ele mudou de rota e ameaça toda a costa sudeste dos Estados Unidos, em especial os estados da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte. A previsão é que, depois das Bahamas, o fenômeno passe pelo litoral da Flórida entre a noite de segunda-feira e a madrugada da terça-feira. Como o furacão avança lentamente por uma região de águas quentes, a baixa velocidade pode aumentar seus efeitos devastadores.

Outra preocupação é que o Dorian vai atingir uma área muito populosa, onde vivem milhões de pessoas. Também devem estar no caminho do furacão a cidade de Orlando, considerada como a capital mundial dos parques temáticos, e o clube particular que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem em Palm Beach.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, também alertou a população na sexta-feira para se preparar para um "evento de vários dias".

"Estamos prevendo um grande número de inundações", disse DeSantis. "Pedimos a todos habitantes da Flórida que armazenem alimentos, remédios e água para os próximos sete dias."

A Guarda Nacional da Flórida disse que 2.000 membros do serviço foram mobilizados para o local.

O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou neste domingo que a tempestade provavelmente afetaria da costa leste da Flórida à Carolina do Norte.

"Está parecendo um dos maiores furacões de todos os tempos", escreveu ele no Twitter.

A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) está transferindo alimentos, água e geradores para o sudeste dos Estados Unidos, disse o administrador interino Peter Gaynor.

"Quando se trata de resposta, estamos mais do que prontos para lidar com qualquer coisa que o Dorian nos entregue este ano, ou qualquer outra tempestade que possa ocorrer nesta temporada", disse ele à CNN.

A maioria dos turistas que planejava deixar as Bahamas saiu antes do aeroporto principal fechar na sexta à noite.

Jeffrey Simmons, vice-diretor do departamento de meteorologia das Bahamas, disse que o Dorian causará períodos prolongados de grandes ondas e tempestades ao longo da costa norte de Grand Bahama e da costa norte e leste de Abaco.

Enquanto isso, uma nova tempestade tropical se formou a sudoeste do México e deve se tornar um furacão na segunda-feira. A tempestade tropical Juliette está a 735 km de Manzanillo, no México, com ventos máximos sustentados de 75 km/h, disse o NHC no domingo.