Inseto coloca avião da Xiamen em risco após causar erro de leitura
Um inseto foi responsável por colocar em risco um voo da Xiamen Airlines, cuja equipe declarou emergência assim que o avião decolou do aeroporto da província de Qingdao, na China.
Segundo o The Aviation Herald, o Boeing 737-800 tinha acabado de sair do chão quando um alerta acendeu com a ativação do stick shaker -- conjunto de sensores ligado ao controle do avião que tem como função avisar os pilotos da iminência do Estol.
O Estol pode ser considerado como uma das situações mais perigosas na aviação, já que o aeronave deixa de voar e cai sem sustentação.
Ainda assim, após checarem uma discrepância nos parâmetros de altitude e velocidade do lado direito, os pilotos mantiveram a subida e seguiram o voo de Qingdao a Changsa, na China.
Os mecânicos notaram após o pouso que um pequeno inseto entrou no tubo de pitot, que fornece dados para o copiloto. Ele foi carbonizado e entupiu a entrada de ar.
As aeronaves paradas costumam bloquear tomadas e tubos de piot para evitar situações como esta, por isso o mais provável é que o inseto tenha entrado pelo tubo com o avião em movimento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.