Topo

Esse conteúdo é antigo

Tuítes antigos de Donald Trump diziam que Obama atacaria Irã para se eleger

Nas redes sociais, republicano insinuava possível ataque contra o Irã para que antecessor democrata ganhasse pontos com a opinião pública dos EUA - REUTERS/Jack Gruber
Nas redes sociais, republicano insinuava possível ataque contra o Irã para que antecessor democrata ganhasse pontos com a opinião pública dos EUA Imagem: REUTERS/Jack Gruber

Do UOL, em São Paulo

03/01/2020 13h30

Um ataque aéreo dos Estados Unidos matou ontem o comandante da força Quds do Irã, Qasem Soleimani, sob a alegação de impedir futuros planos iranianos de ataques aos norte-americanos.

No entanto, antigos registros da conta de Donald Trump no Twitter dão conta da força política que um ataque ao Irã pode ter no eleitorado dos EUA.

Ao longo da presidência de Barack Obama (2009-2017) à frente dos Estados Unidos, Trump fez reiteradas insinuações de que o democrata poderia atacar os iranianos para somar pontos junto ao eleitorado. Obama foi eleito em 2008 e reeleito em 2012.

Curiosamente, Obama conversou por telefone em 2013 por 15 minutos com o presidente do Irã, Hassan Rouhani, encerrando um hiato de 34 anos entre os líderes dos dois países. Mais tarde, em 2015, os iranianos aceitaram um acordo nuclear com EUA, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha. A ideia era impedir o desenvolvimento de armas nucleares no Irã, enquanto o país receberia como contrapartida a suspensão de sanções da ONU.

Frente ao ataque de ontem contra Soleimani, que desembarcava no Iraque, usuários no Twitter resgataram postagens antigas de Donald Trump na rede social. Desde 2011, pelo menos, o republicano já afirmava que Obama atacaria o Irã.

"Para se eleger, Barack Obama vai começar uma guerra com o Irã", afirmou Trump em 29 de novembro de 2011.

Na eleição presidencial de 2012 nos EUA, Barack Obama venceu o republicano Mitt Romney. Ao longo daquele ano eleitoral, Trump reforçou sua aposta de que o presidente democrata atacaria os iranianos para ganhar terreno eleitoral.

"Barack Obama irá atacar o Irã para se reeleger", publicou Trump em 17 de janeiro.

"Eu sempre disse que Barack Obama irá atacar o Irã, de alguma maneira, de olho na eleição", reforçou, em 16 de agosto.

"Agora que os números de Obama estão em parafuso, esperem para que ele lance um ataque contra a Líbia ou contra o Irã. Ele está desesperado", teorizou em 9 de outubro.

No dia 22 do mesmo mês, nova tentativa. "Não deixem Obama usar a carta Irã para começar uma guerra e se eleger. Cuidado, republicanos", alertou.

Já com Obama reeleito, Donald Trump arriscou mais um palpite em 16 de setembro de 2013. "Prevejo que o presidente Obama irá, em algum momento, atacar o Irã para salvar sua pele", publicou, dois meses antes do acordo nuclear costurado com os iranianos.

O reforço na aposta veio no dia 25 do mesmo mês. "Lembrem-se do que eu disse antes: Obama irá atacar o Irã algum dia para mostrar como é durão", tuitou.

Ataque aéreo americano mata general do Irã

Band Notí­cias