Topo

Esse conteúdo é antigo

Médica e policial salvam bebê com dificuldades respiratórias em tribunal

Vias aéreas de bebê (à esquerda, no colo dos pais) teriam sido obstruídas com água derrubada quando irmã tentou beijá-lo - ElTres/Reprodução
Vias aéreas de bebê (à esquerda, no colo dos pais) teriam sido obstruídas com água derrubada quando irmã tentou beijá-lo Imagem: ElTres/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/02/2020 16h25

Uma médica e um policial socorreram um bebê de 15 dias que passava mal e não conseguia respirar adequadamente em um tribunal de Rosário, na Argentina. O caso aconteceu anteontem, mas só se tornou público no dia seguinte.

A criança — um menino chamado Walter — sofria com um episódio de broncoaspiração (quando corpos estranhos, como saliva, alimentação ou vômito, vão parar nas vias aéreas).

Os pais então procuraram por socorro no local. Por sorte, uma médica e um policial que estavam no prédio foram rapidamente encontrados e iniciaram manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), liberando as vias aéreas do bebê.

"A pessoa sempre tem esse instinto como médico de oferecer assistência", disse a médica, identificada como Mariela Badaro. Segundo ela, o episódio pode ter sido provocado pela entrada de água pelo nariz do bebê.

O menino Walter, segundo a imprensa argentina, é o segundo filho do casal e nasceu prematuro. Os dois ainda têm uma filha de três anos, que os acompanhava no local. Ao tentar dar um beijo no irmão, a menina teria derrubado no rosto dele a água de um copo que estava segurando.

Segundo o jornal La Capital, a criança "tinha alteração na cor de sua pele e em seus sinais vitais". O pai da criança, chamado Sebastián, disse que a pediatra "caiu do céu". "Não sei de onde ela saiu. Deus a mandou", afirmou.