Topo

Após caos em Iowa, New Hampshire tem primárias visadas; entenda o processo

O presidente americano, Donald Trump, acena para apoiadores em evento de campanha em Iowa - Leah Millis/Reuters
O presidente americano, Donald Trump, acena para apoiadores em evento de campanha em Iowa Imagem: Leah Millis/Reuters

Marcelo Tuvuca Freire

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Estado ganha importância após problemas na apuração da prévia democrata em Iowa
  • Falha em aplicativo nas prévias democratas atrasaram resultados e geraram suspeitas
  • Segunda prévia nacional, New Hampshire é primeiro estado a ter primárias

Após uma semana atribulada, democratas e republicanos norte-americanos preparam-se para uma nova etapa na corrida presidencial com a realização das primárias em New Hampshire nesta terça-feira (11).

As prévias ganham especial atenção não só por um histórico estratégico do estado, como também pela atenção recebida pela etapa em Iowa, considerada um fiasco.

Problemas no aplicativo escolhido pelos democratas para contabilizar os votos e definir o nome que concorrerá contra Donald Trump nas eleições causaram um atraso atípico na divulgação dos resultados, marcados por críticas, recontagem e suspeitas de fraude.

Na mesma semana, Trump, inocentado no processo de impeachment pelo Senado, surgiu mais popular do que antes, com aprovação de 49% dos americanos segundo o Gallup.

Para o Partido Democrata, a primária de New Hampshire significará quase a largada para os candidatos a rival de Trump nas eleições de novembro. Bernie Sanders, Pete Buttigieg, Joe Biden, Elizabeth Warren, Amy Klobuchar, Michael Bloomberg e Andrew Yang são os principais candidatos na disputa.

Do lado republicano, o partido está alinhado em torno da reeleição de Trump. Dessa forma, a disputa preliminar serve como mera formalidade - vários estados já cancelaram suas prévias por esse motivo.

As primárias republicanas de New Hampshire, no entanto, serão disputadas - Trump tem como concorrentes candidatos 'outsiders', pouco conhecidos do público e sem apoio interno no partido.

Entenda como funciona o sistema das prévias americanas:

O que são as prévias eleitorais?

Elas são eleições locais que acontecem em todos os estados (e alguns territórios) americanos para definir os candidatos democrata e republicano que disputarão a eleição em novembro.

As prévias acontecem entre fevereiro e junho de 2020. Os partidos definem os candidatos em suas convenções nacionais - democratas realizarão sua cerimônia em julho, um mês antes dos republicanos.

Qual é o sistema de escolha nas prévias?

Isso depende do estado onde ela será realizada, e também do partido - democratas e republicanos, por exemplo, podem ter regras diferentes no mesmo estado. Os sistemas mais comuns, no entanto, são as primárias e o caucus.

As primárias são votações tradicionais, onde os eleitores votam no seu candidato preferido. Já o caucus funciona como uma assembleia dos eleitores, com votação aberta e por aglomeração.

Como as prévias definem o candidato do partido?

As prévias democratas e republicanas são semelhantes à eleição presidencial: a escolha é indireta. Ganhar o voto popular por todo o país pode não significar a vitória; é preciso somar mais da metade dos delegados do partido (50% + 1) para vencer os concorrentes e ser oficializado como candidato oficial do partido.

Cada estado e território tem um número determinado de delegados na convenção nacional, de acordo com o tamanho da sua população. A Califórnia, estado mais populoso do país, oferece 415 (de um total de 3.979) delegados democratas e 172 (de 2.552) republicanos, por exemplo.

Entre os democratas, o objetivo dos candidatos é garantir mais da metade dos delegados ainda nas prévias.

Caso isso não aconteça, os delegados terão que definir o candidato na convenção nacional em algumas rodadas de votação - e o primeiro colocado nas prévias pode acabar sendo superado por outro rival no segundo ou terceiro turno, por exemplo.

Por que as prévias de New Hampshire são importantes?

Em termos de delegados, New Hampshire não é muito representativo para os democratas. O estado de cerca de 1,3 milhão de habitantes fornece apenas 24 delegados para o somatório geral.

Mas o estado é considerado importante por ser justamente a segunda prévia nacional, e a primeira com o sistema de primárias, ganhando cobertura destacada da imprensa e jogando os holofotes nacionais sobre o candidato que sair vencedor.

New Hampshire ainda ganhou mais notoriedade em 2020 por causa dos problemas na apuração do caucus de Iowa, que teve inúmeros contratempos e atrasou em alguns dias a divulgação dos resultados finais.

A apuração também foi apertada e dificultou a percepção de um vencedor claro - o primeiro colocado, Pete Buttigieg, ficou com 26,2% do eleitorado, apenas 0,1% a mais do que Bernie Sanders.

Quem é o favorito para vencer em New Hampshire?

Institutos de pesquisa norte-americanos indicam Bernie Sanders na frente, com Buttigieg em segundo lugar, para a disputa desta terça-feira.

Segundo o site FiveThirtyEight, que prevê os resultados eleitorais com base em pesquisas e dados demográficos e geográficos, Sanders é o candidato com maiores chances de vencer e deve levar entre 7 e 15 dos 24 delegados do estado.

Uma vitória do senador de Vermont - estado vizinho a New Hampshire - poderia colocá-lo à frente de Buttigieg nessa largada dos democratas. Após Iowa, Buttigieg soma 14 delegados contra 12 de Sanders, 8 de Elizabeth Warren, 6 de Joe Biden e 1 de Amy Klubochar.

Além do duelo entre Sanders e Buttigieg, os outros candidatos democratas também buscam votos para colecionar o maior número possível de delegados em New Hampshire e se manterem vivos na disputa.

Joe Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama, é um exemplo: apesar de liderar algumas pesquisas nacionais das prévias democratas, o senador precisa de um bom resultado em New Hampshire para se recuperar do resultado discreto em Iowa e confirmar seu status de candidato forte na disputa.

Quais são as próximas etapas?

Após New Hampshire, os democratas terão o caucus do Nevada e as primárias da Carolina do Sul, ainda em fevereiro, antes de chegar à decisiva Super Tuesday (Super Terça-Feira), em 3 de março.

Nesse dia, 15 territórios terão suas prévias, com 1.344 delegados - 34% do total - sendo disputados pelos candidatos - que podem fortalecer ou encerrar suas campanhas dependendo do resultado.