Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina de 6 anos é algemada e presa em escola dos EUA por mau comportamento

Vídeo registra Kaia Rolle sendo colocada em viatura; menina foi transferida de escola pela família, e policial foi demitido - BBC/Reprodução
Vídeo registra Kaia Rolle sendo colocada em viatura; menina foi transferida de escola pela família, e policial foi demitido Imagem: BBC/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/02/2020 14h03

Uma menina de seis anos identificada como Kaia Rolle foi detida e algemada na escola Lucious & Emma Nixon, em Orlando, no estado norte-americano de Flórida, por mau comportamento. O caso aconteceu em 19 de setembro do ano passado, mas as imagens só foram divulgadas ontem.

De acordo com a BBC, que veiculou o vídeo, o escritório de advogacia Smith & Eulo afirmou que a família decidiu tornar público o registro porque quer mostrar como a prisão da garota aconteceu.

A gravação foi feita pela câmera corporal usada por Dennis Turner, um dos policiais que atenderam ao caso. Ele e outro agente foram chamados à escola após reclamações da escola de que a menina estaria se comportando mal em sala de aula.

"OK, ela terá que ir conosco agora", diz Turner na gravação ao se encontrar com a Kaia em uma dependência da escola.

"Você tem que ir com eles agora", reforça uma pessoa possivelmente ligada à escola.

"Levante-se. OK, venha aqui", diz o policial, mostrando à menina um par de algemas plásticas.

"Isso aqui é para quê?", questiona a garota.

"São para você", responde o policial.

Kaia então começa a chorar. "Não coloque as algemas... Me ajude!", pede a menina no vídeo.

"Vamos", diz o policial.

"Sua avó virá e vai te levar para casa, OK?", reforça a pessoa da escola.

"Eu não quero ir para o carro de polícia", implora a menina enquanto deixa o prédio da escola.

"Você não quer?", pergunta a pessoa da escola.

"Não, por favor", responde.

"Você precisa", responde a interlocutora.

"Não, por favor. Me dê uma segunda chance", pede a menina, enquanto é colocada no banco traseiro da viatura. "Por favor! Por favor, não!"

Mais tarde, uma responsável por Kaia Rolle compareceu à escola e perguntou se as algemas de plástico "eram necessárias" na menina.

"Sim. Se se ela fosse maior, ela teria usado algemas comuns. A pessoa mais jovem que eu já prendi tinha sete anos. Já prendi seis mil pessoas em 28 anos. Muita gente", afirmou o policial responsável pela prisão.

"Ela tem seis anos", informou a familiar.

"Ela tem seis? Agora ela quebrou o recorde. Caramba, ela quebrou o recorde", respondeu o oficial.

Segundo a imprensa da Flórida, Dennis Terner prendeu outra criança — um menino — de seis anos no mesmo dia. No entanto, segundo a procuradora Aramis Ayala, as acusações de mau comportamento contra Kaia foram retiradas. A menina foi transferida para outra escola.

De acordo com a BBC, o policial Dennis Turner não seguiu o protocolo correto, que afirma que um agente de segurança pública precisa de autorização de um supervisor para prender qualquer criança com menos de 12 anos no estado da Flórida. Após investigação interna, ele foi demitido.

Ouça o podcast Ficha Criminal (https://noticias.uol.com.br/podcast/ficha-criminal/), com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil.

Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.