PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Grade é montada ao redor da Casa Branca para conter protestos por Floyd

Casa Branca ergue alta cerca de metal para conter protestos pela morte de George Floyd - Caroline Brehman/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images
Casa Branca ergue alta cerca de metal para conter protestos pela morte de George Floyd Imagem: Caroline Brehman/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 20h48

Foi montada uma estrutura de cerca de metal ao redor da Casa Branca para tentar conter as pessoas que, inflamadas pela morte de George Floyd, realizam protestos contra o racismo. Ele foi vítima de ação do policial branco Derek Chauvin, que está preso em regime de segurança máxima após pressionar seu joelho sobre o pescoço do homem negro.

A conceituada revista norte-americana Vanity Fair publicou, em tom de ironia, que Donald Trump está "literalmente construindo um muro" ao redor da Casa branca — esta é uma referência ao fato de que o presidente dos EUA foi eleito sob a promessa de construir um muro para separar o país do México e evitar a entrada de imigrantes.

A grade começou a ser montada na terça-feira e, agora, está concluída e aparece em fotos. As imagens mostram pessoas com cartazes como "BlackOut" (que significa "Blecaute", mas em um jogo com a palavra "negro") e "Black Genocide" ("Genocídio Negro").

Normalmente, parte do quarteirão da Casa Branca fica aberta a pedestres como um símbolo da liberdade de circulação em Washington, capital dos Estados Unidos. Questionado pela CNN, o Serviço Secreto se recusou a comentar sobre a nova grade. À Fox News, porém, uma fonte do Serviço Secreto disse que a cerca é "padrão" para protestos.

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, manifestou preocupação com o que a cerca representa para a capital norte-americana. "Eu cresci em Washington DC e sempre fui acostumada a ter acesso às nossas instalações federais. Andar na frente da Casa Branca... E agora tudo isto está sob ameaça", lamentou a democrata (partido de oposição a Trump).

Internacional