Topo

Esse conteúdo é antigo

Novos vídeos mostram George Floyd pedindo a policial que não atirasse

Imagens da abordagem ao segurança George Floyd, nos Estados Unidos, gravadas por uma das câmeras acopladas ao corpo dos policiais que participaram da ação - Reprodução/Daily Mail
Imagens da abordagem ao segurança George Floyd, nos Estados Unidos, gravadas por uma das câmeras acopladas ao corpo dos policiais que participaram da ação Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

04/08/2020 10h58

Imagens das câmeras acopladas ao corpo de dois policiais que participaram da abordagem a George Floyd, revelam mais detalhes da ação que terminou na morte do segurança negro em maio, em Minneapolis, nos Estados Unidos.

Antes de ter o pescoço pressionado pelo joelho do policial Derek Chauvin, Floyd pediu para que os policiais não atirassem nele, contou que havia perdido a mãe havia pouco tempo e que já tinha sido baleado pela polícia naquele local. A gravação mostra que ele foi colocado no banco de trás do carro dos policiais e, lá dentro, disse que era "claustrofóbico" e pediu "por favor" para sair do veículo.

Os novos vídeos foram divulgados ontem pelo site britânico "Daily Mail" e mostram momentos da abordagem do início até quase o final trágico. As imagens seriam das câmeras usadas pelos policiais Thomas Lane e Alex Kueng. Eles foram os primeiros a chegar ao local para atender à denúncia de que Floyd teria tentado pagar uma conta em uma loja com uma nota falsa de US$ 20.

"Por favor, não atire em mim"

Os vídeos mostram que, ao ser abordado, ainda no carro com uma arma apontada para o vidro, Floyd diz mais de uma vez "por favor, não atire em mim" e escuta de um dos policiais que não vão atirar. Floyd se desespera. Diz que perdeu a mãe há pouco tempo e que está com medo porque já havia levado um tiro de um policial no mesmo lugar. O oficial repete que não irá atirar e pede a ele para colocar as mãos no volante.

Floyd sai do seu carro e é algemado. O oficial Lane conversa com outros passageiros que estavam no carro, perguntando a eles porque Floyd estava tão agitado. Eles respondem que ele tem medo da polícia.

Depois, as imagens mostram Floyd sendo levado para o carro da polícia. Um dos policiais diz a ele: "Pare de cair". Em outro trecho, Floyd aparece resistindo às tentativas dos policiais de colocá-lo no carro. Ele resiste e pede para ir no banco da frente. Os policiais negam.

No momento em que ele é colocado no banco de trás, contido pelos policiais, Floyd começa a dizer que é "claustrofóbico" e pede "por favor" para sair de lá. Ele resiste e acaba caindo para fora do carro. É quando os policiais tentam contê-lo. As próximas cenas são conhecidas. Pouco tempo depois o policial Derek Chauvin coloca o joelho no pescoço de Floyd, que repete mais de 20 vezes a frase: "eu não consigo respirar".

Uma investigação foi aberta para apurar o vazamento dos vídeos das câmeras corporais, já que até agora o tribunal só permitia que os vídeos fossem vistos pessoalmente nas sessões, embora as transcrições de alguns trechos tenham sido divulgadas. O vídeo da câmera corporal de Chauvin permanece em sigilo.