Topo

Brasil oferece avião cargueiro da Embraer para ajudar Líbano após explosão

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

05/08/2020 12h27Atualizada em 05/08/2020 18h20

O Brasil colocou à disposição do Líbano um avião de carga KC-390 Millennium, da Embraer, para ajudar o Líbano no atendimento às vítimas da explosão de grandes proporções ocorrida ontem em Beirute. A informação foi dada hoje pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante evento no Ministério de Minas e Energia, em Brasília.

O avião KC-390 Millennium é a principal aeronave cargueira da Embraer e é comumente utilizada na Amazônia para transporte tático e logístico e para reabastecimento em voo.

"Temos um KC-390 que podemos colocar à disposição daquele país. [Vamos ajudar] com o que a comunidade libanesa em São Paulo decidir", disse Bolsonaro.

De acordo com o presidente, o Itamaraty já está em contato com a comunidade libanesa em São Paulo para verificar de que forma o Brasil pode colaborar com os esforços no país do Oriente Médio. A intenção do governo é prestar uma assistência efetiva, e não apenas um gesto, segundo afirmou Bolsonaro.

"Eles têm como dizer o que eles melhor precisam e o que nós podemos ajudar."

O governante também confirmou que nenhum brasileiro morreu ou se feriu gravemente na explosão. Segundo as autoridades locais, mais de cem pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

"Pelo que tivemos informações, não tem nenhum ferido grave. Por uma coincidência, a nossa fragata havia se deslocado para aproximadamente 10 km mar adentro. E dez horas depois aconteceu esse episódio."