Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia de Belarus detém 20 jornalistas antes de manifestação

Manifestantes organizam novo protesto hoje na Belarus contra Alexander Lukashenko; imprensa foi levada para "verificar credenciamento" para cobertura - Sergei Gapon/AFP
Manifestantes organizam novo protesto hoje na Belarus contra Alexander Lukashenko; imprensa foi levada para "verificar credenciamento" para cobertura Imagem: Sergei Gapon/AFP

Do UOL, em São Paulo*

27/08/2020 14h42Atualizada em 27/08/2020 15h08

Horas antes de mais uma manifestação em Minsk, capital de Belarus, cerca de 20 jornalistas foram detidos pela polícia e levados para uma delegacia.

De acordo com uma testemunha ouvida pela agência Reuters, os profissionais da imprensa cobririam o ato, mas foram levados e tiveram telefones e documentos confiscados pelas autoridades.

O Ministério do Interior do país disse que os jornalistas foram levados para verificar se eles tinham credenciamento para cobrir os atos, que acontecem nas ruas de Minsk.

O órgão ainda afirmou que "aqueles que tinham o credenciamento seriam dispensados" e negou que mantém algum jornalista detido.

Belarus na rua

Manifestantes estão indo para as ruas do país pedindo uma mudança política depois que Alexander Lukashenko venceu uma eleição envolta de suspeitas de fraudes no dia 9 de agosto.

O mandatário está no cargo de presidente desde 1996 e é conhecido na comunidade internacional como "o último ditador da Europa".

O próprio Lukashenko pediu para órgãos de segurança prenderem os envolvidos nas organizações dos protestos contra seu governo.

Hoje, Vladimir Putin, presidente da Rússia, moderou o tom e disse que a crise no país vizinho era "assunto da sociedade e do povo bielorrusso", negando interferência.

Contudo, o líder do Kremlin disse que tem contato com Lukashenko e que o bielorrusso "pediu para constituir uma certa reserva de agentes das forças de segurança e eu fiz".

*Com informações da agência Reuters