Topo

Esse conteúdo é antigo

Religioso da Ucrânia pega covid-19 após culpar homossexuais pela pandemia

O Patriarca Filaret, líder religioso na Ucrânia - Getty Images
O Patriarca Filaret, líder religioso na Ucrânia Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/09/2020 08h52

O líder de uma igreja ortodoxa da Ucrânia, que afirmou que o casamento entre homossexuais é culpado pela pandemia do coronavírus - uma "punição divina", segundo ele - está com a covid-19.

Mykhailo Antonovych Denysenko, conhecido como Patriarca Filaret, é o líder da Igreja Ortodoxa da Ucrânia. Em março, nos estágios iniciais da doença, afirmou que ela é "a punição de Deus pelos pecados do homem, pelos pecados da humanidade". Ele acrescentou: "Estou falando de casamento entre pessoas do mesmo sexo".

De acordo com o site MSN, ele foi internado em um hospital, em condição estável. Não foi esclarecido como ele contraiu a doença.

Em nota do dia 4, a igreja afirma que "sua santidade está recebendo tratamento hospitalar. Sua condição de saúde é satisfatório. Pedimos orações por sua saúde e recuperação". Um boletim de ontem afirma que ele "está estável e o tratamento continua".

Em março, a igreja apoiou suas declarações, dizendo que ele tem liberdade para se expressar.

A Ucrânia teve uma situação de controle da pandemia, mas agora registra mais de 2 mil casos diários do coronavírus. Mais de 3 mil ucranianos morreram.