Aranha com asas? Inseto enorme viraliza e causa sustos na web
A imagem de um inseto parecido com uma enorme aranha com asas assustou as pessoas nas redes sociais. Além das enormes asas, o animal ostenta duas longas antenas, enquanto escala uma parede de tijolos.
Um post no Facebook feita na semana passada obteve mais de 58 mil compartilhamentos e 22 mil comentários, feitos por usuários boquiabertos com o animal exibido, de acordo com o The Sun.
Mas que espécie é essa que parece tão assustadora e, segundo um usuário, entrou para o hall de aparições estranhas de 2020?
"Antheraea polyphemus, basicamente uma tarântula com asas", diz a publicação. Mas na verdade, a Antheraea polyphemus, que é o animal da foto e não tem nome popular no Brasil, é uma mariposa gigante e não uma espécie de aranha. Logo, as asas não são a grande novidade cientificamente falando, mas sim o tamanho do animal que assustou a internet.
De cor castanha-amarela e com envergadura média de 15 centimetros, a Antheraea polyphemus vive na América do Norte, principalmente encontradas no centro do Canadá e no norte dos Estados Unidos. Uma característica marcante da espécie são as grandes manchas roxas em cada uma de suas asas traseiras, uma das quais é visível na imagem.
As mariposas são inofensivas aos humanos, logo não há motivos para temê-las além da aparência. Os habitantes da região em que o inseto vive dão a ele o nome popular de Polifemo, um ciclope da mitologia grega. Não se sabe o lugar exato da América do Norte em que a foto foi tirada.
Esta é a Antheraea polyphemus quando em fase larval:
Já aqui podemos vê-la em fase adulta, batendo as asas:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.