Topo

Esse conteúdo é antigo

Fotógrafo flagra 'tigre negro' com condição genética rara na Índia

Tigre raro com melanismo avistado na Índia pelo fotógrafo Soumen Bajpayee -  Reprodução/@bajpayeesoumenwildlife/Instagram
Tigre raro com melanismo avistado na Índia pelo fotógrafo Soumen Bajpayee Imagem: Reprodução/@bajpayeesoumenwildlife/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/11/2020 10h45

Um tigre negro raro, com listras pretas bem grossas, foi registrado pelas lentes do fotógrafo Soumen Bajpayee, em Odisha, na Índia. O felino, que é um dos últimos remanescentes do mundo, possui uma condição genética excepcional chamada de melanismo, fenômeno que causa maior produção de melanina — pigmento responsável pela coloração da pele e dos pelos.

As fotos do tigre foram compartilhadas por Bajpayee no Instagram em fevereiro do ano passado, mas ganharam atenção agora depois que o fotógrafo concedeu uma entrevista ao site britânico The Sun. Ele contou ao tabloide que se sentiu "afortunado" e "grato" por ter visto o animal tão raro.

Na ocasião do avistamento, o profissional estava a trabalho na reserva natural Nandankan, observando macacos e tigres. Mas, ele ficou surpreso ao notar a presença daquele bicho tão diferente.

"[Na época] eu não tinha nenhuma ideia sobre os tigres melanísticos", recordou. "Então, de repente, ele apareceu da floresta, permaneceu por alguns segundos e voltou para trás das árvores."

De acordo com Bajpayee, dois "tigres negros" já foram avistados na reserva Nandankan, mas ambos haviam sido registrados com o uso de armadilhas fotográficas. Portanto, ter fotografado o animal raro com câmera convencional é algo inédito no local.

"Nandankan é o primeiro santuário [a dar lar] a um tigre melanístico, mas não há garantia de que você pode vê-los porque eles vagam em [seu] ambiente natural e [há] apenas um ou dois [animais na reserva]", apontou.

Para se ter uma ideia, há um total aproximado de apenas seis a oito tigres com melanismo em todo o estado de Odisha — único lugar do planeta que abriga esses animais. Além dos que vivem na reserva Nandankanan, há também os felinos negros da reserva Simlipal.

O número de tigres negros diminuiu drasticamente nos últimos anos, de acordo com um relatório do Tiger Census de 2018. Especialistas apontam a caça como fator principal que aniquilou esses felinos, mas o departamento florestal em Odisha explica que o problema regional é resultado de uma população humana crescente, que reduz espaço para a reprodução do grupo.