Topo

Esse conteúdo é antigo

Papagaio acorda dono e o salva de incêndio na Austrália

Animal começou a gritar pelo nome do dono, quando percebeu fumaça - Education Images/Universal Images Group via Getty Images
Animal começou a gritar pelo nome do dono, quando percebeu fumaça Imagem: Education Images/Universal Images Group via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/11/2020 10h32

Um papagaio de estimação salvou seu dono de um incêndio doméstico ontem, em Brisbane, na Austrália. Anton Nguyen, dono do pet, conta que teve sorte de escapar ileso, e que o pássaro, apelidado de Eric, alertou sobre o perigo antes mesmo dos detectores de fumaça do local.

O aviso do papagaio foi fundamental para que ninguém se ferisse. Anton relatou ao canal ABC australiano como que foi salvo pelo pet falante: "Eu ouvi um estrondo e Eric começou a gritar, então acordei e senti um pouco de cheiro de fumaça."

O incêndio já havia se espalhado pela casa, quando os bombeiros chegaram ao local às 2h. Anton, mesmo assustado com a situação, disse que está tudo bem, já que teve tempo de deixar Eric a salvo.

O homem conta que agarrou o papagaio, pegou uma bolsa e saiu correndo para fora da casa. Sobre as outras perdas materiais, Anton admitiu não estar muito perturbado. "Tudo está bem contanto que eu tenha eu e o pássaro [bem]."

Cam Thomas, inspetor responsável pelo serviço de emergência, disse que o papagaio gritou "Anton! Anton!" para alertar o dono do perigo.

O incêndio foi controlado por volta das 3:30h (no horário local) e as equipes deixaram o local logo após as 4:30h, conforme afirmado por um porta-voz dos serviços de emergência ao site News Au. A causa do acidente ainda não foi descoberta.