Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden bate recorde de votos populares e supera marca que era de Obama

Do UOL, em São Paulo

05/11/2020 09h22

Sem que a contabilização dos votos tenha chegado ao fim, o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, já recebeu mais votos do que qualquer outro presidente na história do país.

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL

Biden quebrou o recorde que até então era de Barack Obama na tarde de ontem. Até a manhã de hoje, o democrata já tinha mais de 71 milhões de votos contabilizados, segundo contagem do jornal The New York Times —em 2008, Obama recebeu 69,4 milhões de votos. Já o atual mandatário, Donald Trump, soma até o momento 68,3 milhões de votos na disputa.

Essa vantagem, no entanto, não significa necessariamente que Biden será eleito porque o pleito é indireto. A população vota em delegados, que votam no presidente. Em 2016, por exemplo, Hillary Clinton perdeu para Trump mesmo recebendo mais de 300 mil votos populares a mais.

Segundo a imprensa americana, o número recorde de votos para Biden provavelmente se deve ao resultado da participação eleitoral especialmente alta neste ano.

O que falta para a eleição acabar

A eleição americana está a seis estados de ser decidida e o resultado ainda é incerto. Biden está à frente, com 253 votos do colégio eleitoral, enquanto Trump tem 213 —segundo projeções do jornal The New York Times. Dos 270 delegados necessários para ganhar o pleito, ainda há 71 em disputa.

Os votos estão sendo contados em Nevada (6 delegados), Arizona (11), Alasca (3), Carolina do Norte (15), Geórgia (16) e Pensilvânia (20). Biden está à frente nos dois primeiros, Trump lidera nos quatro últimos. Neste ano, a apuração tem demorado mais em alguns lugares por causa dos votos pelo correio.

Os Estados Unidos não têm um órgão oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Brasil. Por isso, as projeções são apuradas e divulgadas pela imprensa.