Polícia investiga possível plano de ataque a centro de apuração nos EUA
A polícia da Filadélfia (EUA) disse hoje que está investigando um possível plano de ataque contra o Centro de Convenções da Pensilvânia, onde os votos das eleições presidenciais estão sendo contados. O atual presidente norte-americano lidera as apurações no estado, mas a diferença para Joe Biden vem caindo. Às 9h de hoje, com 95% da contagem feita, a distância entre eles era de pouco mais de 18 mil votos.
ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL
A polícia local recebeu uma denúncia sobre um Hummer (marca de um veículo SUV) com pessoas armadas vindo da Virgínia com planos de atacar o centro de convenções, disse um representante da polícia.
Dois homens foram presos pouco depois das 22h (0h de Brasília), e uma arma foi apreendida, assim como o veículo. Nenhum detalhe adicional sobre o suposto plano foi divulgado.
A notícia foi divulgada anteriormente pela Action News, uma afiliada da ABC.
Manifestações
Mais cedo, ontem, apoiadores de Trump e de Biden realizaram comícios na Filadélfia, enquanto os funcionários eleitorais contavam lentamente milhares de cédulas que poderiam decidir os 20 votos cruciais do Colégio Eleitoral da Pensilvânia.
Os ativistas do Trump agitaram bandeiras e carregaram cartazes dizendo: "A votação para no dia da eleição" e "Desculpe, as pesquisas estão encerradas", enquanto os apoiadores de Biden dançavam atrás de uma barricada do outro lado da rua no início do dia.
Um tribunal de apelação estadual decidiu ontem que mais observadores republicanos poderiam entrar no prédio na Filadélfia, onde estão sendo contando os votos.
O Serviço Postal dos EUA (USPS) disse que cerca de 1.700 cédulas foram identificadas na Pensilvânia em instalações de processamento durante duas varreduras na noite de ontem e estavam em processo de entrega aos funcionários eleitorais.
Trump tem dito repetidamente, sem evidências, que os votos pelo correio são propensos a fraudes, embora especialistas eleitorais digam que isso é raro nas eleições dos EUA.
A apuração dos votos continua em quatro estados importantes após a eleição de terça-feira, com o democrata Joe Biden cada vez mais perto de chegar à Casa Branca
*Com informações da Reuters e AFP.
Os Estados Unidos não têm um órgão oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Brasil. Por isso, as agências de notícias e veículos de comunicação como AFP, AP e Fox fazem extrapolações estatísticas e apontam os vencedores por estado. A AFP chegou a considerar definida a apuração do Arizona — e Joe Biden somava mais 11 votos até a manhã desta quinta-feira (5). A contagem de votos continua no estado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.