Topo

Trump pode ser candidato a presidente dos EUA em 2024? Entenda

Constituição dos EUA permite que Trump seja presidente por apenas mais um mandato - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Constituição dos EUA permite que Trump seja presidente por apenas mais um mandato Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

06/11/2020 17h50

Caso não seja reeleito após o fim da apuração dos votos das eleições americanas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá tentar voltar à Casa Branca na disputa de 2024.

A possibilidade é aventada pelo ex-diretor comunicações da equipe de transição de Trump, Bryan Lanza. "Não há ninguém no partido Republicano que possa desafiar o presidente Trump nas primárias", disse em entrevista à rádio BBC.

Segundo a 22ª emenda da Constituição americana, uma pessoa não poderá ser eleita presidente dos Estados Unidos por mais que duas vezes. O republicano Trump foi eleito em 2016 e tenta continuar no cargo, que disputa com o democrata Joe Biden.

A apuração nos EUA não foi encerrada até a tarde desta sexta-feira (6), mas o resultado parcial indica que Biden está mais próximo da vitória.

Caso o democrata tenha a vitória confirmada, Trump poderá tentar voltar a Casa Branca para um segundo mandato daqui a quatro anos. Na ocasião, ele terá 78 anos, idade que Biden completará no próximo dia 20 de novembro.

Para Lanza, caso Trump perca o pleito deste ano com uma margem apertada para Biden, o que lhe permitiria fazer pressão para "concorrer novamente". "E os republicanos se afastariam para permitir que isso acontecesse", completou.