Topo

Esse conteúdo é antigo

Netanyahu parabeniza Biden por vitória: 'É um grande amigo de Israel'

Do UOL, em São Paulo

08/11/2020 08h37

Um dos principais aliados mundiais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou na madrugada de hoje Joe Biden e Kamala Harris, eleitos presidente e vice-presidentes dos Estados Unidos, conforme apontou a apuração de ontem do pleito, derrotando Trump.

"Parabéns a Joe Biden e Kamala Harris. Joe, nós temos uma longa e calorosa relação pessoal por quase 40 anos e eu te conheço como um grande amigo de Israel", tuitou o premiê.

"Eu estou ansioso para trabalhar com vocês dois para fortalecer a especial aliança entre EUA e Israel", concluiu Netanyahu.

Netanyahu também agradeceu Trump "pela amizade ao Estado de Israel e a mim, pessoalmente, por reconhecer Jerusalém e [as colinas] de Golã, por levantar-se contra o Irã, pelos históricos acordos de paz e por levar a aliança americano-israelense a um patamar sem precedentes".

Brasil não se manifesta

Reino Unido, França, Argentina, Chile e Canadá são alguns dos países que se pronunciaram ainda ontem sobre a vitória do democrata.

Nem o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido), nem outros órgãos do governo brasileiro se manifestaram até o momento. De acordo com o colunista Josias de Souza, Bolsonaro mostrou irritação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, por ele ter parabenizado o presidente eleito dos EUA.