Sugerir fraude é destrutivo para a democracia, diz ex-candidato republicano
O senador republicano Mitt Romney, ex-canditado à presidência pelo partido, afirmou que não viu indícios de fraude nas eleições americanas e sugerir isso, como faz presidente Donald Trump, que ainda não reconheceu a derrota, é "destrutivo para a democracia".
Em entrevista à rede CNN neste domingo (8), Romney afirmou que a país deve apoiar o novo presidente e lhe desejar "o melhor". O democrata Joe Biden foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos na tarde do último sábado (7) após vencer Trump na Pensilvânia e em Nevada.
"Eu acredito que é destrutivo para a causa da democracia sugerir que houve fraude ou corrupção generalizada. Não há nenhum indício sequer disso e acho que é importante para nós reconhecermos que o mundo está de olho", afirmou o republicano.
Ao contrário do que pede o protocolo norte-americano, Trump ainda não ligou para Biden nem assumiu a derrota publicamente. Pelo contrário: no Twitter, o presidente voltou a afirmar que ganhou a eleição com 71 milhões de votos válidos.
"É importante pensar no que o mundo está vendo, no que a história verá. É importante, acredito, para nós nos posicionarmos e defendermos as instituições democráticas", continuou o republicano.
Romney foi candidato à presidência em 2012 contra Barack Obama. O democrata foi reeleito com 332 contra 206 do republicano. O resultado foi divulgado na madrugada na madrugada da quarta-feira (7 de novembro), dia seguinte à eleição.
Poucas horas depois, naquela manhã, Romney ligou para Obama e reconheceu derrota publicamente. "Os eleitores dele e sua campanha merecem os parabéns. Eu desejo o bem a todos eles, mas especialmente ao presidente eleito, à primeira-dama e suas filhas", declarou.
Trump tem agido diferente. Na manhã deste domingo, um dia após a derrota, ele foi visto jogando golfe em seu campo na Virgínia, como fez no sábado, quando foi declarada a derrota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.