Topo

Esse conteúdo é antigo

Obama diz em livro que presidência abalou casamento com Michelle

Michelle e Barack Obama celebraram 28 anos de casados no início de outubro - Reprodução/Instagram
Michelle e Barack Obama celebraram 28 anos de casados no início de outubro Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

13/11/2020 14h47

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirma em seu novo livro que o período de oito anos em que esteve no comando da nação mais poderosa do planeta abalou o seu casamento com a primeira-dama Michelle Obama. Ele diz que sentia uma "corrente de tensão" em Michelle, "sutil, mas constante".

"Era como se, confinados como estávamos dentro das paredes da Casa Branca, todas as suas fontes anteriores de frustração se tornassem mais concentradas, mais vívidas", relata Obama sobre a mulher no livro "Uma Terra Prometida", que será lançado no Brasil na próxima terça-feira (17).

O ex-presidente democrata, que governou os Estados Unidos de 2009 a 2017, lembra na publicação que o clima entre o casal era "mais leve" antes da presidência.

"Quando tudo entre nós parecia mais leve, quando o sorriso dela era mais constante", conta Obama sobre Michelle, com quem completou 28 anos de casado no início de outubro. O casal tem duas filhas, de 19 e 22 anos.

Ele lembra que ficou preocupado à época e enumera alguns dos motivos que levaram o relacionamento a ser pressionado pela presidência americana.

"[Talvez] fosse minha absorção 24 horas pelo trabalho ou a forma como a política expunha nossa família ao escrutínio e ataques, ou até mesmo a tendência de amigos e familiares de tratar seu papel como secundário em importância", afirma Obama, se referindo à importância subestimada de Michelle durante os primeiros anos da sua presidência.

Aos poucos, Michelle foi ganhando protagonismo nos dois mandatos do marido e recentemente o casal foi em parte responsável pela vitória do democrata Joe Biden sobre o atual presidente Donald Trump. Biden, que foi vice de Obama, teve sua votação impulsionada pelo apoio do ex-presidente e da ex-primeira-dama.