Topo

Esse conteúdo é antigo

Órgão da China sugere que tripulação use fralda em voos contra a covid-19

Avião da China Southern; país está elaborando normas para aumentar a segurança nos voos em meio à pandemia - Divulgação
Avião da China Southern; país está elaborando normas para aumentar a segurança nos voos em meio à pandemia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/12/2020 09h18

As companhias aéreas em todo o mundo ainda estão criando protocolos para dar mais segurança à tripulação e aos passageiros nos voos em meio à pandemia. No entanto, uma norma sugerida pela Administração de Aviação Civil da China (CAAC) causou estranheza.

Em um documento com diretrizes sobre medidas de segurança em aeronaves e aeroportos, a CAAC sugere que os comissários de bordo e pilotos usem fraldas descartáveis durante os voos. Isso para evitar usarem os banheiros, tidos como um dos locais com maior risco de contaminação pela covid-19.

O documento, intitulado Diretrizes Técnicas para Prevenção e Controle de Epidemias em Companhias Aéreas, aconselha a tripulação, em voos de e para países de alto risco, a usar "máscaras médicas, luvas médicas descartáveis de dupla camada, óculos de proteção, roupas de proteção descartáveis. As informações são da CNN.

O texto continua: "Recomenda-se que os tripulantes de cabine usem fraldas descartáveis e evitem usar os banheiros, exceto em circunstâncias especiais para evitar riscos de infecção".

O cuidado com os banheiros não é sem razão. Em agosto, uma mulher que viajou da Coreia do Sul para a China contraiu o cornavírus durante a viagem. Ela alega que tirou a máscara apenas para ir ao banheiro no voo.

Com relação às ações das companhias aéreas, a japonesa ANA está fazendo testes para implementar portas que abrem automaticamente em suas areonavas. Outras companhias, como a Boeing, estão apostando em um sistema inteligente de autolimpeza dos banheiros.