Topo

Escócia diz que Trump não é bem vindo ao país para jogar golfe na pandemia

4.jan.2021 - O presidente dos EUA, Donald Trump, durante um comício em apoio candidatos republicanos na eleição para o Senado em Dalton, na Geórgia - Mandel Ngan/AFP
4.jan.2021 - O presidente dos EUA, Donald Trump, durante um comício em apoio candidatos republicanos na eleição para o Senado em Dalton, na Geórgia Imagem: Mandel Ngan/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/01/2021 09h56

O presidente dos EUA, Donald Trump não seria bem-vindo na Escócia em meio à pandemia, assim como qualquer outro estrangeiro que viaja ao país por motivos que não sejam urgentes.

Essa foi a posição da primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon hoje, ao responder jornalistas sobre os rumores de que Trump viria ao país para jogar golfe no final do mês, durante a posse de Joe Biden na Casa Branca.

"Não estamos permitindo que as pessoas entrem na Escócia sem um propósito essencial agora. E isso se aplica a ele assim como se aplica a qualquer outra pessoa. Vir para jogar golfe não é o que considero um propósito essencial", afirmou a premiê.

Sturgeon disse ainda que não "tem ideia" dos planos de viagem de Trump, mas espera "que o plano de viagem imediato que ele tenha seja o de deixar a Casa Branca. Fora isso, não sei".

Após especulações, a Casa Branca disse que Trump não tem planos de deixar os Estados Unidos durante a posse do novo presidente.

Ontem a primeira-ministra escocesa anunciou mais restrições no país devido ao aumento de casos do coronavírus no Reino Unido. A recomendação é que as pessoas fiquem em casa e saiam apenas para tarefas essenciais, como ir ao mercado, farmácias e praticar atividades físicas em segurança.