Topo

Esse conteúdo é antigo

Melania Trump condena violência no Capitólio e se solidariza com vítimas

Arquivo - A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, disse estar "decepcionada" com o que aconteceu na semana passada - Alex Wong/Getty Images
Arquivo - A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, disse estar 'decepcionada' com o que aconteceu na semana passada Imagem: Alex Wong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 10h14

A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, falou hoje pela primeira vez sobre a invasão ao Congresso na semana passada por apoiadores do marido, o presidente Donald Trump. Em uma carta publicada no site da Casa Branca e compartilhada em sua conta oficial no Twitter, ela condenou a violência.

"Estou decepcionada e desanimada com o que aconteceu na semana passada", escreveu num trecho da publicação.

Melania ainda se solidarizou com as famílias dos seis mortos no episódio de violência, entre eles dois policiais, e disse rezar por eles.

Na carta, ela ainda diz achar "vergonhoso que em torno desses eventos trágicos tenha havido fofoca, ataques pessoais injustificados e falsas acusações enganosas sobre mim".

Embora Melania não tenha especificado que ataques seriam esses, a CNN informou na semana passada que, enquanto manifestantes incitados por Trump invadiam o Capitólio, a primeira-dama supervisionava uma sessão de fotos apresentando "tapetes e outros itens".

"Nossa nação deve se curar de maneira civilizada. Não se engane, condeno absolutamente a violência que ocorreu no Capitólio de nossa nação. A violência nunca é aceitável", acrescentou ela no comunicado.

Imploro que as pessoas parem com a violência, nunca façam suposições com base na cor da pele de uma pessoa ou usem ideologias políticas diferentes como base para agressão e crueldade. Devemos ouvir uns aos outros, focar no que nos une e nos elevar acima do que nos divide.

Ela disse que é "inspirador" ver que as pessoas encontraram paixão e entusiasmo ao participar de uma eleição, mas que essa paixão não pode se transformar em violência. "Nosso caminho adiante é nos unirmos, encontrar nossos pontos em comum e sermos as pessoas boas e fortes que sei que somos."

Melania encerra a carta dizendo ter sido a "maior honra" de sua vida ter servido como primeira-dama e agradece aos americanos pelo apoio ao marido a ela nos últimos quatro anos.

Na semana passada, minutos depois de o Congresso certificar a vitória de Joe Biden, Trump disse que haverá uma transição ordeira quando o democrata tomar posse como novo presidente, no dia 20 de janeiro.

No mesmo dia, o republicano também publicou um vídeo em que condena a invasão de apoiadores ao Congresso. No vídeo, no entanto, Trump omite que ele mesmo incitou as manifestações.

Democratas dão ultimato a Pence

Os democratas estão determinados a iniciar um segundo processo de impeachment contra o presidente após a invasão do Congresso.

Se for condenado, Trump se tornaria inelegível. Mas o primeiro passo da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, será pedir ao vice-presidente Mike Pence para destituir Trump por incapacidade, com base na 25ª emenda à Constituição.

A 25ª Emenda permite que o vice assuma a liderança do país quando o presidente estiver impossibilitado de continuar suas funções — por exemplo, se ficar incapacitado devido a uma doença física ou mental.

Os democratas veem Trump como "desequilibrado" e perigoso, principalmente depois de ele ter incentivado seus apoiadores a invadir o Capitólio.

* Com informações da RFI