Topo

Esse conteúdo é antigo

Restaurante na Inglaterra lança balão com pastel indiano e wrap ao espaço

O restaurante Chai Walla, de Bath, na Inglaterra, lançou ao espaço uma samosa, um tipo de pastel indiano  - Reprodução/Youtube/ChaiWalla
O restaurante Chai Walla, de Bath, na Inglaterra, lançou ao espaço uma samosa, um tipo de pastel indiano Imagem: Reprodução/Youtube/ChaiWalla

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2021 09h16

Um restaurante em Bath, na Inglaterra, enviou uma samosa (um tipo de pastel indiano) e um sanduíche wrap ao espaço, utilizando um balão meteorológico com hélio. O experimento inusitado, que só teve sucesso após três tentativas, terminou quando os alimentos caíram mais tarde em Calix, norte da França.

Um vídeo publicado ontem, que mostra o percurso da samosa e do wrap, foi compartilhado no Youtube, onde ganhou 195 curtidas e mais de 7,3 mil visualizações. Ele começa com a primeira tentativa do dono do restaurante, Niraj Gadher, de lançar os lanches bem alto na atmosfera.

Curiosamente, a ideia peculiar do experimento tinha começado apenas como uma brincadeira. "Certa vez, eu disse como uma piada que enviaria uma samosa ao espaço, e então pensei que, durante esses tempos sombrios [da pandemia da covid-19], todos nós poderíamos ter um motivo para rir", explicou Gadher.

Porém, a situação ficou séria para o proprietário quando ele percebeu que havia falhado ao se distrair logo de primeira, ao deixar um balão escapar sem querer. "Eu simplesmente não conseguia acreditar, eu estava segurando e ele [o balão] escorregou por entre meus dedos", relatou Gadher, de acordo com o site britânico Somerset Live.

Na segunda vez, não houve gás hélio suficiente para que o lançamento de outro balão fosse um sucesso. Só foi na terceira tentativa que o balão pôde finalmente viajar pelo horizonte e subir em direção ao espaço.

Durante seu percurso, o pastel indiano e o sanduíche foram monitorados via GPS e filmados por uma câmera GoPro. Porém, Gadher parece se preocupar em determinado momento no vídeo que o recurso de localização não estivesse funcionando.

Ele ligou para os fabricantes do GPS para resolver o problema e a empresa confirmou que a tecnologia estava com defeito. Mas, para o alívio do proprietário do restaurante, o equipamento voltou a funcionar, revelando que os alimentos tinham chegado em território francês.

Ainda assim, foi difícil localizar com maior precisão o local do pouso do experimento. Um usuário no Instagram foi quem encontrou a samosa e o wrap em um campo em Picardie. Ele prometeu devolver os pratos depois da pandemia "quando o mundo estiver mais normal" e ele puder ir até Bath.