Topo

Esse conteúdo é antigo

Tropas da Guarda Nacional descansam no Capitólio; Câmara debate impeachment

Membros da Guarda Nacional são vistos reunidos e descansando antes do início do debate na Câmara sobre impeachment do presidente Donald Trump no Capitólio - Joshua Roberts/Reuters
Membros da Guarda Nacional são vistos reunidos e descansando antes do início do debate na Câmara sobre impeachment do presidente Donald Trump no Capitólio Imagem: Joshua Roberts/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/01/2021 14h07

Membros da Guarda Nacional dos Estados Unidos foram fotografados descansando no chão do Capitólio hoje, dia em que a Câmara dos Deputados começou a debater o impeachment do presidente Donald Trump.

Eles foram chamados para proteger a área depois que apoiadores do republicano invadiram o Congresso na semana passada, deixando ao menos cinco mortos.

Imagens mostram os militares trajando seus uniformes e deitados no chão do prédio.

A segurança em Washington foi reforçada depois que o FBI emitiu alerta para possíveis protestos armados de apoiadores de Trump a partir do dia 16 de janeiro em todos os 50 estados dos Estados Unidos.

Autoridades temem que manifestações violentas, como a invasão de grupos pró-Trump ao Capitólio, voltem a ocorrer nos próximos dias.

O Pentágono destacou até 15 mil membros da Guarda Nacional para a posse de Joe Biden em 20 de janeiro.

Processo de impeachment

Trump é acusado pela oposição de "incitar a insurreição". Ele nega qualquer responsabilidade na invasão do Capitólio por seus apoiadores. Ontem, o mandatário classificou os preparativos para o processo impeachment como "absolutamente ridículos" e disse que eles estão causando "uma raiva tremenda".

Com o apoio dos democratas e de alguns republicanos, o impeachment contra Trump deve passar facilmente na Câmara baixa. O 45º presidente pode assim se tornar o primeiro na história do país a ser submetido ao julgamento político duas vezes.

Legisladores da Câmara Baixa devem votar pelo impeachment por volta das 15h (17h de Brasília), marcando a abertura formal do processo.