Tropas da Guarda Nacional descansam no Capitólio; Câmara debate impeachment
Membros da Guarda Nacional dos Estados Unidos foram fotografados descansando no chão do Capitólio hoje, dia em que a Câmara dos Deputados começou a debater o impeachment do presidente Donald Trump.
Eles foram chamados para proteger a área depois que apoiadores do republicano invadiram o Congresso na semana passada, deixando ao menos cinco mortos.
Imagens mostram os militares trajando seus uniformes e deitados no chão do prédio.
A segurança em Washington foi reforçada depois que o FBI emitiu alerta para possíveis protestos armados de apoiadores de Trump a partir do dia 16 de janeiro em todos os 50 estados dos Estados Unidos.
Autoridades temem que manifestações violentas, como a invasão de grupos pró-Trump ao Capitólio, voltem a ocorrer nos próximos dias.
O Pentágono destacou até 15 mil membros da Guarda Nacional para a posse de Joe Biden em 20 de janeiro.
Processo de impeachment
Trump é acusado pela oposição de "incitar a insurreição". Ele nega qualquer responsabilidade na invasão do Capitólio por seus apoiadores. Ontem, o mandatário classificou os preparativos para o processo impeachment como "absolutamente ridículos" e disse que eles estão causando "uma raiva tremenda".
Com o apoio dos democratas e de alguns republicanos, o impeachment contra Trump deve passar facilmente na Câmara baixa. O 45º presidente pode assim se tornar o primeiro na história do país a ser submetido ao julgamento político duas vezes.
Legisladores da Câmara Baixa devem votar pelo impeachment por volta das 15h (17h de Brasília), marcando a abertura formal do processo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.