Portugal: Arqueólogos descobrem vestígios de nau do século 17 durante obra
Vestígios de um grande navio do final do século 17 foram descobertos durante escavações arqueológicas em meio a uma obra em Lisboa, Portugal.
A embarcação foi analisada por uma equipe de especialistas, que concluiu que a nau estava "muito bem preservada" e era usada "para a navegação atlântica".
A Direção-Geral de Patrimônio Cultural de Portugal revelou que "os vestígios arqueológicos encontrados correspondem a uma embarcação com cerca de 27 metros de comprimento, datada do final do século 17 até o início do 18".
Um relatório técnico, ao qual a agência de notícias lusa teve acesso, confirma que o estado de conservação do barco "é particularmente bom", não havendo casos em melhor condição no território nacional.
A embarcação, encontrada por uma equipe da empresa de serviço arqueológico ERA Arqueologia, conserva vários elementos originais que compõem o navio, entre os quais a quilha, o arranque da proa e a sobrequilha.
O documento ainda salienta que "o potencial científico [do achado] é muito elevado", dada a pouca documentação técnica existente sobre a construção naval na segunda metade do século 17 em Portugal.
Ainda segundo o relatório, o objetivo dos arqueólogos, após serem finalizadas as escavações, é o "subsequente estudo integral do conjunto e sua respectiva preservação".
Em seguida, a direção científica do projeto determinará a tutela do patrimônio histórico encontrado. As escavações arqueológicas ocorreram na região ribeirinha de Lisboa, em meio a construção de novos edifícios destinados a um hotel e a apartamentos residenciais.
A uma distância de 7,4 abaixo do solo, as escavações também revelaram outros objetos, que remetem ao período do Império Romano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.