Topo

Esse conteúdo é antigo

Americano aponta arma para manifestantes após ter carro danificado em ato

Manifestante de direita com uma arma na mão, após ter sua picape danificada por grupos de esquerda - Nathan Howard/Getty Images
Manifestante de direita com uma arma na mão, após ter sua picape danificada por grupos de esquerda Imagem: Nathan Howard/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/03/2021 14h24

Um homem puxou uma arma contra manifestantes antifascistas do grupo 'Antifa', ontem, após ter sua picape, personalizada com bandeiras dos EUA, supostamente danificada pelos militantes durante um protesto que envolveu o embate de grupos politicamente opostos, em Salem, no estado norte-americano de Oregon. O homem que apontou a arma não foi preso e nem identificado. Outras três detenções foram feitas na ocasião.

De acordo com relatos policiais, divulgados pelo jornal local The Oregonian, parte dos manifestantes estariam atingindo veículos que passavam pelas ruas. O homem que apontou a arma foi uma das pessoas que teve o carro violado e, inicialmente, saiu do veículo para examinar os danos.

Vestido com um moletom escuro com a bandeira dos EUA estampada nas costas, o homem de cabelo branco, integrante de grupos de direita que se organizaram para comparecer ao local da manifestação, foi cercado pelos outros militantes, vestidos de preto.

A situação saiu do controle quando um dos manifestantes atirou um objeto no rosto do homem, que então recuou, puxou uma arma da cintura e gritou: "Saiam de perto de mim", enquanto a apontava para os militantes.


Os manifestantes não pareceram intimidados com a arma apontada para eles e seguiram gritando contra o homem. A cena perdurou por alguns segundos até que um policial armado se aproximou e ordenou o motorista a se deitar no chão, conforme uma tropa de choque invadia a cena rapidamente.

O Capitão da Polícia do Estado de Oregon, Tim Fox, disse ao The Oregonian que o homem não foi preso na cena, tampouco identificado. No entanto, a polícia segue investigando o caso e pode autuá-lo criminalmente.

Cerca de 100 manifestantes estavam presentes no protesto, ocorrido na cidade de Salem, com a maioria "vestindo roupas pretas, coletes balísticos e carregando armas de fogo, porretes, skates, guarda-chuvas, escudos e máscaras de gás", de acordo com a polícia.

Além da picape do homem armado, outros carros sofreram danos ao serem supostamente atingidos pelos manifestantes, com um deles tendo sofrido "danos significativos após ser atingido por um galho no painel frontal", conforme comunicado pela polícia.

Não há relatos de pessoas feridas na cena e três prisões foram efetuadas contra os manifestantes. Um homem de 34 anos foi acusado de conduta desordeira e invasão criminosa, enquanto outro, de 33 anos, responderá por conduta desordeira. Um terceiro, de 18 anos, foi acusado por cinco acusações, entre elas, ameaçar pessoas com arma a laser ilegal.