Topo

Esse conteúdo é antigo

Barra de chocolate de 121 anos é achada intacta em sótão de mansão inglesa

Uma lata de chocolate de 121 anos é vista em Oxburgh Hall, uma mansão na Inglaterra, onde foi encontrada no sótão - National Trust/Victoria Mckeown/Handout via REUTERS
Uma lata de chocolate de 121 anos é vista em Oxburgh Hall, uma mansão na Inglaterra, onde foi encontrada no sótão Imagem: National Trust/Victoria Mckeown/Handout via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 09h16

Uma barra de chocolate de 121 anos foi encontrada dentro de sua lata original no sótão de uma mansão na Inglaterra. O doce achado é uma edição especial encomendada pela Rainha Vitória (1819 - 1901) para as tropas britânicas que estavam em combate na África do Sul.

Segundo a agência de notícias Reuters, o chocolate era de Henry Edward Paston-Bedingfield, aristocrata inglês que participou da Segunda Guerra dos Bôeres (1899 - 1902). A relíquia foi encontrada dentro do estojo de capacetes do homem na casa de sua família, a Oxburgh Hall, que foi construída há 500 anos em Norfolk, no leste da Inglaterra. A descoberta aconteceu após a morte da filha de Henry, Frances Greathead, aos 100 anos, no ano passado.

"Embora você não o queira [chocolate] como seu deleite de Páscoa, ainda está completo e é um achado notável", disse Anna Forrest, curadora de patrimônio cultural do National Trust, uma instituição de caridade que administra a Oxburgh Hall.

Na tampa da lata há uma mensagem, supostamente com a letra de Victoria, e a frases: "Desejo-lhe um Feliz Ano Novo" e "África do Sul 1900", assim como o retrato da rainha.

O chocolate, de 226 gramas, foi encomendado pela rainha como forma de animar as tropas britânicas que lutavam contra dois estados sul-africanos independentes dirigidos pelos bôeres, descendentes de europeus que moravam no país africano, em uma região com ouro e diamantes.

De acordo com o National Trust é provável que algumas outras latas encomendadas pela rainha tenham sobrevivido, mas é muito difícil saber quem é o dono da lata e, mais complexo ainda, achar o chocolate intacto já que muitos consumiram o doce.